Mogi Cidade da Criança é referência internacional em ações pela Primeira Infância

Gabinete

06 de fevereiro de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Programa Mogi Cidade da Criança – Primeira Infância, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes é referência internacional em ações voltadas à Primeira Infância. A cidade recebeu na manhã desta segunda-feira (06/02), no prédio sede da Administração Municipal, Rushda Majeed, diretora executiva da Fundação Bernard Van Leer e Claudia Vidigal, representante da instituição holandesa no Brasil. A fundação é responsável pela Rede Urban95, da qual Mogi faz parte desde julho de 2021. Em apenas um ano e meio de parceria, o trabalho mogiano tem sido exemplo para cidades de outros países que fazem parte da rede.

“Pensamos em um projeto de cidade. Estamos ousando ao pensar nossa Mogi das Cruzes para daqui a 40 anos e não temos como pensar nesse futuro, senão investimos forte nas crianças. Foi um ciclo de entregas rápidas neste pouco tempo de parceria com a Fundação Bernard Van Leer. Agradecemos pelas oportunidades de conhecimento e as conexões que a fundação nos possibilitou com outras cidades parceiras, que nos permite essa troca de experiência”, disse o prefeito Caio Cunha.

O programa Mogi Cidade da Criança compreende todas as ações, como o Expresso do Brincar, Pé de Infância, o Festival de Artes da Primeira Infãncia, o projeto Detetives do Nosso Bairro, o monitoramento da qualidade do ar, a Semana do Brincar, o Ciclo de Palestras sobre Violência e a entrega do Espaço de Brincar no Oropó. Ainda neste semestre serão entregues o Vagalume, novo conceito na cidade para o atendimento da saúde infantil e o Natu – Parque Naturalizado.

As realizações em um curto espaço de tempo impressionaram os representantes da Fundação Bernard Van Leer, que têm mais de 50 anos dedicados à Primeira Infância. “Agradeço todas as equipes que participaram do processo. Não conheço outra cidade que tenha desenvolvido ações com tanta rapidez e capilaridade em tantas frentes e com uma articulação consistente com todas as secretarias”, disse Claudia Vidigal, representante da instituição no Brasil. A diretora executiva da fundação, Rushda Majeed, está na expectativa para a próxima visita. “Vemos um começo muito bom para as nossas crianças, uma visão de políticas públicas clara com ações focadas e coordenadas. No próximo ano, o quanto os projetos terão avançado”.

Um dos destaques sãos os Bairros Amigáveis à Primeira Infância, que teve seu projeto piloto no Oropó em uma região que compreende uma escola municipal, três creches e um posto de saúde. As intervenções no local também contribuíram para mudanças no comportamento dos moradores. “Vimos um vídeo de depois das dez da noite em que pais e crianças brincavam no Espaço de Brincar, isso nos marcou e mostra lá na ponta o quanto estamos impactando essas pessoas. Agradecemos a parceria em todo este trabalho que fizemos até agora e estamos levando este projeto para outros bairros”, disse a vice-prefeita. Os próximos bairros atendidos serão Jundiapeba, Conjunto Jefferson e Novo Horizonte. O Parque Centenário também receberá um espaço para o livre brincar.

O bairro amigável é construído a partir da escuta das crianças e atividades desenvolvidas a partir dos relatos e sonhos delas. “São espaços pensados para a relação entre os pais e as crianças. A mudança no território gera uma mudança de comportamento”, explicou o secretário de Urbanismo, Claudio Rodrigues, que apresentou as ações desenvolvidas pelo programa. As intervenções nos bairros são o começo para a mudança em todo o território. Em Jundiapeba, está sendo construída a Escola Viva Jundiapeba, u um espaço educativo diferenciado na cidade com foco no desenvolvimento integral de alunos, que segue os conceitos da Rede Urban95.

Neste período da parceria entre a Administração Municipal e a fundação, a cidade também construiu o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), um documento para o desenvolvimento de políticas públicas pela primeira infância em todos os setores em um prazo de dez anos. O plano está em revisão e deverá ser encaminhado à Câmara Municipal em março. Um dos diferenciais do trabalho mogiano é o engajamento de diferentes secretarias no programa, que pensa no futuro das crianças da cidade, mas com ações concretas acontecendo no presente.

O projeto mogiano foi selecionado para o Urban95 Academy, realizado em Londres, onde foi apresentado para as cidades participantes. A participação do prefeito Caio Cunha, do secretário Claudio Rodrigues e da arquiteta e urbanista Fabíola de Almeida, coordenadora de Projetos Físicos e Urbanísticos da Secretaria de Planejamento na formação fez com que Mogi das Cruzes recebesse seis meses de acompanhamento com o especialista Simon Battisti, que implantou o projeto em Tirana, capital da Albânia. Além das cidades da Rede Urban95, Mogi das Cruzes também é referência para os 13 municípios que integram o Condemat – Consórcio do Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. 

Neste um ano e meio de trabalho, as ações eram desenvolvidas por meio de reuniões semanais dos Comitês Executivo, formado pelos secretários municipais, e o Técnico, com as equipes das Pastas. Para 2023, a cidade avançará mais um passo na construção das políticas públicas da Primeira Infância com a criação da Coordenadoria Especial da Primeira Infãncia, órgão executivo que irá desenvolver o trabalho pelos pequenos mogianos na cidade. 

O Mogi Cidade da Criança também faz parte do planejamento do Mogi 500 anos, um plano de cidade a médio e longo prazo. “Pensamos nas crianças que vão fazer a cidade acontecer no futuro”, disse o secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto. 
Participaram da visita integrantes do Comitê Técnico da Primeira Infância, a secretária municipal de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos e a adjunta da Pasta , Andreia Pereira de Souza; o secretário de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto; a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha; a secretária adjunta de Urbanismo, Nídia Cristoforo; a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Xavier e o presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Márcio Maldonado.