Prefeitura inaugura 2º Espaço de Brincar no Conjunto Bezerra de Mello, em Jundiapeba

14 de abril de 2023

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou na quinta-feira (13/4) o 2º Espaço de Brincar, que foi instalado no Conjunto Habitacional Bezerra de Mello, em Jundiapeba. O trabalho faz parte do Programa Viva Seu Bairro, realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplag). Participaram do evento o prefeito Caio Cunha, a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, o secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, representantes do Instituto Ikone Global e da Fundação Bernard van Leer, parceiros do projeto, além de outras autoridades e da comunidade local.

“Desde o nosso plano de governo está muito bem apontado o investimento na primeira infância. A parceria com a Fundação Bernard Van Leer nos propicia a capacitação e o conteúdo para que a Prefeitura invista de fato, de uma forma efetiva, neste segmento. A primeira infância, para nós, é algo muito significativo. Não adianta ter lindos prédios, lindas ruas, espaços maravilhosos, se não investir na primeira infância”, afirmou o prefeito Caio Cunha durante o evento.

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler também destacou a atuação conjunta entre a Prefeitura e os moradores: “Hoje entregamos a revitalização da área de lazer do conjunto Bezerra de Mello, os famosos predinhos de Jundiapeba. Um terreno totalmente abandonado que agora virou um centro de lazer com parque naturalizado, quadra poliesportiva e ATI, entre outros. Tudo isso construído em cooperação com os moradores e principalmente com as crianças que moram lá. Esta é a essência da política participativa, quando ouvimos as pessoas para uma entrega que realmente faça a diferença! Vamos juntos! E viva Jundiapeba!”, afirmou na solenidade.

O trabalho foi realizado desde setembro e incluiu todo um processo de participação popular e engajamento com a comunidade, envolvimento dos equipamentos públicos, revitalização urbana com a reforma da quadra, construção de um parque naturalizado, além de arborização e pintura em colaboração com a população por meio de dois mutirões. Além disso, também foi instalada uma academia para a terceira idade, tabelas de basquete, transformação para uma quadra poliesportiva, ações para melhoria de gestão de resíduos do território e realização de arte urbana com artistas locais.

O secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, acompanhou todo o trabalho realizado no local e destacou o processo participativo da comunidade no processo. “A participação popular é um dos pilares da gestão Caio Cunha e as entregas dos Espaços de brincar são demonstrações práticas de como essa forma de governar funciona. Ouvimos a população, procuramos entender suas demandas e executamos as ações práticas sempre de forma democrática”, detalhou.

Ele frisou que o Viva seu Bairro - Jundiapeba concentra os diversos projetos da gestão municipal para o bairro, como a construção da Escola Viva, construção da Praça da Cidadania, obra do esgotamento sanitário de Nova Jundiapeba, entre outros. Tudo focado na melhoria da qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento do bairro.

Lucas Porto acrescenta que o Programa Viva Seu Bairro teve sua primeira fase no Residencial Novo Horizonte e atualmente vem sendo implementado em Jundiapeba, mais especificamente no Nova Jundiapeba, região que há tempos demanda por melhorias dos serviços públicos.

Participaram a inauguração do 2º Espaço de Brincar o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Marcos Furlan, e os vereadores Pastor Osvaldo da Silva, Eduardo Ota, Carlos Lucarefski e Edson Alexandre Pereira, o Edinho, além dos secretários municipais de Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura. Representando a Fundação Bernard Van Leer, compareceu a articuladora da Urban 95, Taís Hering. O Instituto Ikone Global, parceiro do projeto, foi representado por Pedro Mazzarolo, Maria Beatriz Indolfo e Clarissa Bonvent.

Primeira infância

O projeto da Administração Municipal buscou a parceria do Instituto Ikone Global e está sendo desenvolvido em conjunto com a Urban 95, da Fundação Bernard van Leer, comprometida com a primeira infância. A iniciativa está amparada no redesenho de espaços públicos para a primeira infância e na integração das políticas públicas no território. Cada intervenção tem quatro etapas: escuta, cocriação, intervenção e avaliação. Todas as etapas já foram realizadas.

Técnicos responsáveis pelo projeto estiveram no Conjunto José Bezerra de Mello e discutiram com a comunidade o projeto de redesenho dos espaços, com foco na primeira infância. Para tanto, foram realizadas diversas reuniões e um encontro lúdico de escuta da infância, que subsidiou a construção do novo espaço de brincar que foi entregue. Além disso, diversas secretarias municipais participaram do processo de escuta da população, garantindo a colaboração de diferentes atores nesta construção conjunta e comunitária de um espaço promotor de maior qualidade de vida para as famílias do conjunto.

Todas essas ações são resultado da parceria com a Fundação Bernard Van Leer, instituição holandesa responsável pela Urban95, iniciativa internacional que, no Brasil, reúne 23 municípios com ações focadas na Primeira Infância. Mogi das Cruzes faz parte do projeto desde julho de 2021, o que tem favorecido conexões com outras cidades, formações em diversas áreas e apoio institucional para novas oportunidades e desenvolvimento.