“Educação especial na perspectiva inclusiva” é o tema da formação de 2023 para os Profissionais de Apoio
Secretaria de Educação






Os profissionais, que atuam com alunos com deficiência, na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, participaram, nesta terça-feira (28/02), do primeiro encontro formativo deste ano, no Auditório do Cemforpe. O tema desta formação, realizada pelo Departamento de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação, foi “Educação especial na perspectiva inclusiva”.
Participaram do encontro mais de 160 profissionais. A formação contou com a participação da vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. “Quando vamos aos bairros e conversamos com as pessoas, sentimos a importância do trabalho de vocês. Nossa gratidão por esse trabalho essencial e incrível para nossas crianças”, disse. Além das formações, os servidores também contam com plantões de dúvidas e o atendimento nas escolas.
Programada pela Divisão de Apoio à Inclusão Escolar do departamento, a formação começou pelo papel dos servidores no atendimento dos alunos nas escolas, a escolha das escolas e informações sobre a vida funcional dos profissionais. Um dos destaques foi a digitalização do processo de devolutiva do trabalho realizado, desde a observação, a intervenção e o desenvolvimento do aluno. A programação contou ainda com a palestra “Desafios da Inclusão”, com a diretora do departamento de Educação Especial e Inclusiva, Érica Venturini.
“O profissional de apoio é um mediador para que o aluno possa realizar as atividades propostas pelo professor em sala de aula”, disse Renata Agueda de Souza, responsável pela equipe. A divisão conta ainda com a psicopedadoga Elisa Correa de Oliveira, a psicóloga Maricy Lamounier de Oliveira, a ADE Dilma Aparecida de Araújo Dias Galvão e as estagiárias de Tecnologia da Informação (TI) Raimunda Santos da Silva Menezes e Isabela Soares Souza.
No encontro, também foi dada a devolutiva sobre o trabalho realizado em 2022, que, em grande parte, foi enviado pelos pais e responsáveis dos alunos atendidos. A formação tem tido um resultado positivo no trabalho das escolas. “O ano passado foi excelente. A gente precisa de experiências para o dia a dia mesmo. Conseguimos evoluir no nosso trabalho porque tivemos muito retorno da parte da equipe”, disse Walkiria Nascimento de oliveira Ribeiro, que atua no Cempre Prof. José Limongi Sobrinho.

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05