Servidores recebem treinamento em nova plataforma de atendimento

Ouvidoria Geral

02 de maio de 2019

Servidores das secretarias municipais que fornecem os dados sobre o andamento das demandas da Ouvidoria Municipal receberam, nesta quinta-feira (02/05), um treinamento para a nova plataforma de atendimento ao munícipe adotada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do sistema Ouvidoria Mogi das Cruzes, que recebe pedidos dos cidadãos por site ou aplicativo de celular já disponível para os dispositivos Android, que pode ser baixado na Play Store.

Segundo Jurandir Sotero, diretor técnico da empresa WebNets, que desenvolveu o sistema, o objetivo do treinamento foi capacitar os servidores no uso da ferramenta da Ouvidoria e de todas as secretarias que trabalham com o órgão no atendimento às demandas, garantindo um melhor fluxo de informações, encaminhamentos, soluções e respostas.

O eOuve é usado por cerca de 70 prefeituras e possui fácil operação. Nele, os cidadãos podem indicar os problemas verificados nas ruas (como buracos, lâmpadas queimadas, terrenos que precisam de limpeza etc.) diretamente para a Ouvidoria Municipal, dando início ao processo de triagem e encaminhamento de soluções.

O ouvidor geral e secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura, Romildo Campello, afirma que a Ouvidoria funciona essencialmente como um canal de entrada de solicitações de serviços, o que exige a adoção de soluções e a formação de um banco de dados sobre as demandas e carências do município, que pode ser utilizado como ferramenta de planejamento.

“Com este aplicativo, vamos melhorar a gestão da informação, com o objetivo de agilizar sempre o tempo de resposta e a qualidade do atendimento”, destaca Romildo.

O funcionamento do aplicativo oferece a possibilidade de registrar a demanda e acompanhar seu andamento. Quando o pedido é solucionado, a pessoa recebe uma notificação e ainda pode analisar como foi a qualidade do atendimento.

Romildo implantou a Ouvidoria em Mogi das Cruzes e foi responsável, em 2012, pela conquista do prêmio Mário Covas, graças ao projeto Ouvidoria Jovem – realizado por meio de parceria entre a Ouvidoria Geral do Município e a Escola Estadual Professor Ilson Gomes. O projeto foi o primeiro colocado na categoria Inovação em Gestão Municipal e, na prática, levou os alunos a pesquisarem os problemas do Jardim Ivete, onde a escola funciona. Os alunos conquistaram 86,1% de taxa de conclusão. O prêmio do Governo do Estado incluiu um notebook, que foi doado à escola.

Futuramente, o aplicativo também poderá ser utilizado por celulares Apple.