Mogi oferece palestras sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência contra a mulher
Secretaria da Mulher
Ações fazem parte da programação “Agosto Lilás”.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das Secretarias Municipais da Mulher e de Segurança, preparou uma série de ações voltadas para a conscientização e combate à violência contra a mulher. Todas as ações fazem parte da programação “Agosto Lilás”. A campanha foi criada para divulgar a Lei da Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), os serviços especializados de atendimento às vítimas e as formas de denúncia.
Nesta quarta-feira (20/08), integrantes da GCM que atuam diretamente na Patrulha Maria da Penha, levaram informações sobre violência doméstica para a equipe da UPA Oropó. Os principais tipos de violência foram abordados: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial – e as formas de reconhecê-las. “Até o final de agosto, o tema será discutido em diversas regiões da cidade, para que a população esteja alerta aos sinais e atenta às formas de denunciar”, explica a secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina.
Na palestra, as profissionais também alertaram sobre os principais locais onde ocorre violência contra as mulheres: nos próprios lares das vítimas, além dos principais sinais que podem servir de alerta para comportamentos agressivos. Entre eles estão o comportamento controlador, sob pretexto de cuidar ou proteger; o isolamento, onde destacam-se as críticas e acusações contra amigos e familiares; descontrole emocional e rápido envolvimento amoroso.
Os participantes foram informados, ainda, sobre as medidas protetivas de urgência e o cumprimento das determinações judiciais expedidas pela Justiça para resguardar a integridade física e psicológica da vítima. Entre elas estão: distância mínima entre a ofendida e o agressor; proibição de frequentar os mesmos lugares da vítima; afastamento do lar; e proibição de manter contato por qualquer meio com a vítima.
A Patrulha Maria da Penha é um grupamento específico da Guarda Municipal para garantir a proteção e o atendimento à mulher vítima de violência doméstica. Realiza o trabalho de acompanhamento e proteção a vítimas de violência por meio de rondas nas regiões de residência e trabalho das mulheres assistidas, bem como com contatos telefônicos permanentes. Também é feito o atendimento a denúncias recebidas durante o patrulhamento ou pelo Centro de Operações Integradas.
A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes atende a emergências pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia. Nos casos de violência contra a mulher, os atendimentos são preferencialmente direcionados para a Patrulha Maria da Penha.
Próximos eventos da Campanha Agosto Lilás
21/08 – 9h00: Palestra sobre Violência Doméstica e Lei Maria da Penha no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (Rua Guttermann, 577 - Braz Cubas)
27/08 – 11h00: Lançamento do aplicativo "SOS Mulher Mogiana" no Auditório do prédio II (Rua Francisco Franco, 133 - Centro)
28/08 – 9h00: Evento “Dando Voz às Mulheres, no auditório o Cemforpe (Rua Antenor Leite da Cunha, 55 - Nova Mogilar)
Rua Mais Feliz reúne 1,2 mil pessoas no Botujuru neste sábado
Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral
Mais de 700 mogianos participam da Operação Direção Segura
Nogueirão recebe disputas das quartas de final da Copa Mogi de Futebol Amador neste domingo
Operação da GCM de Mogi detém um e apreende mais de 1.200 porções de drogas