Conselho Municipal de Abastecimento de Alimentos e Bens de Consumo inicia nova gestão e debate ações para o setor

Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar

Durante a reunião, foi apresentado um balanço das ações da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar nos últimos dez meses de 2025 e projetos futuros

30 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Conselho Municipal de Abastecimento e Bens de Consumo de Mogi das Cruzes realizou, nesta semana, a primeira reunião de trabalho da nova gestão para o biênio 2025/2027. O encontro contou com a presença de 26 membros, entre representantes do poder público e da sociedade civil, e teve como pauta a deliberação das diretrizes e ações prioritárias para o próximo período.
Durante a reunião, foi apresentado um balanço das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar nos últimos dez meses de 2025. Entre os destaques, estavam as melhorias e benfeitorias na infraestrutura do Mercado do Produtor “Minor Harada”, no Mogilar, no Mercado Municipal, além das feiras livres da cidade que, por sua vez, receberam ações e avanços significativos em estrutura, organização e atendimento aos permissionários e consumidores.
Os conselheiros também acompanharam o anúncio de novas medidas que devem ser implementadas ainda neste ano de 2025, como por exemplo:
- A ordenação e abertura do processo licitatório para ocupação de boxes disponíveis no Mercado Municipal, tendo como prioridade empreendimentos voltados à comercialização de alimentos regionais e produtos típicos;
    -A ampliação e organização dos espaços de venda (“pedras”) e boxes no Mercado do Produtor “Minor Harada”, garantindo melhores condições de trabalho aos feirantes e maior oferta de produtos frescos à população;
-O fortalecimento das políticas públicas voltadas à segurança alimentar e incentivo à produção local.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, novas reuniões setoriais serão agendadas, com o objetivo de detalhar as ações e ouvir as demandas específicas de cada categoria representada.
“O diálogo permanente com os conselheiros e os representantes da sociedade civil é fundamental para aprimorar as políticas públicas do setor. A atuação conjunta é o que garante que o abastecimento em Mogi continue sendo referência em qualidade e organização”, destacou o secretário Renato Abdo.
Na avaliação de ele, a reunião marcou o início de um novo ciclo de trabalho do Conselho, que terá papel estratégico na construção de diretrizes para o desenvolvimento sustentável, além de fortalecer a economia local e promover a segurança do alimento que chega à população.