Assistência Social de Mogi das Cruzes promove formatura da fase 2 do programa Prospera Família

Secretaria de Assistência Social

18 de agosto de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na tarde desta sexta-feira (18/08), a cerimônia de formatura da fase 2 do programa Prospera Família. Cerca de 400 beneficiárias concluíram a etapa e começaram a receber na data de hoje seus certificados. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), em clima festivo e contou com apresentação musical do Quarteto de Cordas, da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. 

Na segunda etapa, as participantes do programa tiveram basicamente cursos profissionalizantes, com tutoras e tutores, em diversos núcleos da cidade. Agora, elas caminharão para a terceira e última etapa, em que terão, com apoio do Sebrae, informações e orientações sobre plano de negócios, já numa perspectiva mais avançada, de ações de empreendedorismo, para a geração de renda. 

A cerimônia teve à mesa a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Xavier Gomes, a coordenadora do programa Conduz, Vera Suzart, o coordenador do programa Prospera Família em Mogi das Cruzes, Calvin Batista Campos, a presidente do Centro de Apoio, Ação e Transformação “OIA EU”, que atualmente é parceira do município no gerenciamento do programa, Célia de Fátima Carvalho, além de representantes das formandas. 

“Hoje vocês estão fazendo o papel de protagonistas de suas próprias histórias. Mogi é uma cidade que oferta cada vez mais inclusão social e aqui pensamos na política da Assistência Social como um direito e não como uma política de ocasião e de favor. Agradeço a participação de todas e torcemos para que não desistam, sigam para a próxima fase e estejam conosco novamente daqui a pouco tempo, na próxima formatura, que será a última”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Xavier Gomes. 

A presidente da organização social “OIA EU”, que assumiu recentemente a gestão do programa, em parceria com a Prefeitura, Célia de Fátima Carvalho, também deixou uma mensagem a todas as formandas. “Nós acreditamos que as mulheres que aqui estãoi têm potencialidades e não apenas fragilidades. E a prova disso está aqui, com o sucesso do programa. Parabéns a todas que participaram”, enfatizou.

O coordenador do programa, Calvin Batista Campos, parabenizou todas as formands e também deixou votos para que todas possam seguir em frente, rumo à conclusão da terceira  e última etapa. “Nós sabemos que este foi um percurso muito difícil, pois muitas moram longe, têm filhos, por vezes não têm com quem deixar, então parabenizo cada uma e desejo forças, porque estamos chegando na reta final”, pontuou, agradecendo também à equipe de tutores e tutoras, que ministram os cursos ao longo dos últimos meses. 

A coordenadora do programa Conduz, Vera Suzart, também parabenizou as participantes e lembrou que, após a conclusão da fase 3 e do programa em si, a ideia é que as beneficiárias e grupos de beneficiárias continuem recebendo acompanhamento, pelo programa Conduz. Por isso, fez uma apresentação do programa, que neste ano ganhou legislação própria e uma reorganização estrutural, para que todos entendessem como funciona o programa municipal de geração de trabalho e renda. 

O Prospera Família foi lançado no final de 2022, porém iniciou efetivamente suas atividades no município no começo deste ano. Na primeira fase, que teve cerimônia de conclusão em março, foram realizadas oficinas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, em 13 diferentes pontos da cidade. Já a fase 2, que foi encerrada com a cerimônia de hoje, teve mais algumas oficinas de desenvolvimento de habilidades e os cursos de qualificação. 

A etapa como um todo abordou temas como cidadania, direitos sociais, marketing e habilidades pessoais e teve 23 turmas, de cursos de gastronomia, corte e costura, gestão e estética. Já a etapa 3, que foi apresentada durante a cerimônia para as formandas, terá como tema focal o empreendedorismo. 

O Prospera Família oferece mentoria, capacitação, incentivo financeiro e apoio emocional para, prioritariamente, famílias monoparentais, com renda mensal de até R$ 210,00 per capita, moradoras de Mogi das Cruzes, com pelo menos um filho na primeira infância (zero a seis anos).

Trata-se de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, sob a coordenação do programa Conduz (programa municipal de geração de trabalho e renda).