Boletim da Vigilância Socioassistencial mostra a predominância das mulheres na rede

Secretaria de Assistência Social

01 de abril de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Visando homenagear todas as mulheres do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tanto as trabalhadoras como as usuárias da rede, e enaltecer o papel fundamental que elas desempenham no desenvolvimento de boas práticas e políticas públicas, a Vigilância Socioassistencial de Mogi das Cruzes produziu um boletim, que mostra quem são essas mulheres, quais perfis elas têm e onde atuam.

O estudo mostra que a rede socioassistencial de Mogi das Cruzes é composta por 810 trabalhadoras e trabalhadores, sendo 620 mulheres – ou seja, mais de ¾ do total. São 38 mulheres atuando no órgão gestor, 243 no setor de Proteção Social Básica, 320 na Proteção Social Especial e outras 18 nos três Conselhos Tutelares na cidade. Nesse último caso, só há mulheres entre as profissionais atuantes.

O boletim traz também uma visão sobre o perfil dessas mulheres com informações de faixa etária, grau de escolaridade, local de atuação e cargo. É importante destacar que as mulheres aparecem em maior número em quase todos os locais da rede, e também em todos os cargos, representando 87% das profissionais de nível superior e 83% dos cargos de chefia.

No Cadastro Único, que reúne informações sobre a população de baixa renda do município e contém informações de quase 30% da população mogiana, o público feminino responde por 58% do total. Em números absolutos, são 75.361 mulheres do município inscritas.

Sobre os atendimentos na rede socioassistencial, mais uma vez as mulheres aparecem como maioria. Na Central do CadÚnico, 85% das pessoas atendidas são mulheres; nas sete unidades do CRAS elas representam 76% dos atendimentos; nas duas unidades do CREAS respondem por 71% e nos Conselhos Tutelares, são 80%.

Para mais detalhes, consulte abaixo o boletim (documento anexo). 

Sobre a Vigilância Socioassistencial

A Vigilância Socioassistencial é uma área vinculada à gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem como objetivo a produção e sistematização de informações territorializadas sobre situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos, bem como a análise do padrão e qualidade dos serviços socioassistenciais ofertados pela política de assistência social.

Assim, é uma área de gestão da informação que apoia as atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais. Sua atuação se relaciona com fornecimento de dados, mapeamentos, construção de indicadores, diagnósticos e análises que contribuam para o planejamento e desenvolvimento de ações preventivas e proativas junto à população.

A área de Vigilância Socioassistencial vem sendo estruturada pela Secretaria de Assistência Social desde 2013. Dentre as diversas ações realizadas, destacam-se o gerenciamento do Sistema Informatizado e Prontuário Digital – IRSAS e o Diagnóstico Socioterritorial de Mogi das Cruzes que é de acesso público pela plataforma online “Visor de Informações para o Sistema Único de Assistência Social – VISUAS” disponível no link: http://semas.mogidascruzes.sp.gov.br/

Boletim