Encontro de profissionais da rede socioassistencial vai encerrar nesta sexta-feira a agenda do Maio Laranja
Secretaria de Assistência Social
Evento vai discutir o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do “Guia sobre como proteger crianças e adolescentes da violência”


A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover nesta sexta-feira (30/05), das 8h30 às 12h, o II encontro dos profissionais da rede socioassistenial e intersetorial do território de Jundiapeba. A reunião será realizada no CEMPRE Professora Lourdes Lopes Romeiro Ianuzzi e será o último evento da campanha Maio Laranja. A proposta, portanto, é discutir o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do “Guia sobre como proteger crianças e adolescentes da violência”.
O Guia sobre como proteger crianças e adolescentes da violência na cidade de Mogi das Cruzes” tem por objetivos garantir o atendimento do decreto federal 9.603, de 2018, que regulamenta a Lei 13.431/2017 e estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, da lei 14.344/2022 e da lei estadual 17.431/202; que reafirmam a prioridade absoluta de proteção à criança e ao adolescente, consagrada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O documento foi produzido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Ele está disponível para download no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes
Ao longo deste mês, a Secretaria realizou uma série de ações especiais em alusão ao Maio Laranja. A missão da campanha é mobilizar, informar e convocar toda a sociedade para a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Instituída pela Lei Federal nº 9.970/00, a ação marca o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória de Araceli Crespo, vítima de um crime bárbaro que até hoje permanece impune.
Em 2025, a campanha completa 25 anos, reforçando a urgência da mobilização permanente e o fortalecimento da rede de proteção à infância. A ação também enfatiza o papel essencial da rede de proteção, que envolve escola, família, serviços de saúde, assistência social, conselhos tutelares, Ministério Público, judiciário e sociedade civil.
O Maio Laranja fortalece o conceito de que a proteção de crianças e adolescentes é uma responsabilidade compartilhada. Assim, silenciar diante da violência se iguala a permitir que ela continue, portanto a denúncia é o primeiro passo para quebrar o ciclo do abuso. Também é dado destaque ao fato de que a violência contra crianças e adolescentes, muitas vezes, acontece no silêncio, de forma escondida, disfarçada e negligenciada. Justamente por isso, a informação e a escuta se tornam ferramentas poderosas de proteção e transformação.
Outro objetivo permanente da campanha é reforçar os canais de denúncia de casos de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Além dos Conselhos Tutelares, que servem como porta de entrada para o recebimento desse tipo de demanda, também é possível acionar o Disque 100, de Direitos Humanos e a própria Polícia Militar, pelo 180.
O CEMPRE Professora Lourdes Lopes Romeiro Ianuzzi, onde será o II encontro dos profissionais da rede socioassistenial e intersetorial do território de Jundiapeba, fica na rua Benendicto dos Santos, 930, em Jundiapeba.

Prazo final para cadastramento para comércio de Finados termina nesta sexta-feira

Semae Mogi das Cruzes promove plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Nova etapa de regularização fundiária na Vila Nova União tem início com visitas de técnicos aos moradores

Semana da Maternidade Atípica será realizada na próxima semana em Mogi das Cruzes

Escolas municipais se apresentam neste sábado (20/09) na quarta edição do "Pequenos no Auditório"