Equipes da Proteção Social Básica promovem encontro para planejamento de estratégias

24 de março de 2022

As equipes do departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social se reuniram nesta quarta-feira (23/03) na Escola de Governo e Gestão, para o 1º Encontro de Trabalho de Planejamento Estratégico da Rede Socioassistencial de Proteção Social Básica. O intuito da reunião foi atender à nova realidade de vulnerabilidades sociais no município. Este primeiro encontro teve como objetivo traçar um diagnóstico das situações de vulnerabilidade social identificadas pela rede, os desafios de gestão de serviços e programas na execução do trabalho e também os desafios dos territórios de atuação.

O levantamento abarcou ainda as potencialidades de atuação com previsão de estratégias de ação, visando o fortalecimento de ações conjuntas e a promoção de maior proteção social por parte da rede, no que se refere ao acesso da população atendida à renda, ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e acesso aos direitos sociais. A rede contará com encontros trimestrais de avaliação e monitoramento das ações realizadas e avanços no fortalecimento de trabalho em rede por território e região.

Proteção Social Básica

A rede socioassistencial de proteção social básica de Mogi das Cruzes conta com sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que ficam no Centro, em Cezar de Souza, na Vila Nova União, na Vila Brasileira, no Jardim Layr e em Jundiapeba.

Conta também com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para 18 a 59 anos, Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas Idosas e Cozinha Comunitária, com execução em parceria com organizações sociais.

O setor reúne ainda os programas Criança Feliz, destinado ao atendimento da primeira infância, o Acessuas/Conduz, que atua no acesso ao trabalho e ações inovadoras de incubadoras sociais. Responde também pela gestão do Cadastro Único e a Central de Atendimento, que promovem ações conjuntas à rede socioassistencial, com o objetivo de promover e qualificar o acesso das famílias ao Cadastro Único, programas e benefícios socioassistenciais.

Estiveram presentes no encontro a diretora de departamento Ana Beatriz de Oliveira Lima, as gerentes de unidades do CRAS, Marisa Iamamoto de Sá (CRAS Centro), Carlos Rogério Peressim (CRAS Cezar de Souza), Carla de Cassia Costa de Barros (CRAS Vila Nova União), Daniela Regina Pinto (CRAS Vila Brasileira), Gabriela Terra (CRAS Jardim Layr), Rosinete Paiva da Silva (CRAS Jundiapeba I) e Anari Fernanda Sena (CRAS Jundiapeba II).

Também marcaram presença a responsável pela gestão Benefícios e programas de Transferência de Tenda, Luciana Moreno Pires, a responsável pelo programa Criança Feliz, Milena Grieco, coordenadora do Acessuas/Conduz, Vera Suzart, bem como coordenadores de serviços de parceria.

As entidades representadas no encontro foram a Associação Madre Esperança de Jesus, a Apae, o Instituto Maria Mãe do Divino Amor, a AMDEM, a Associação Missionário Catequista do Coração, o Núcleo Aprendiz do Futuro, o Tradef, a Cozinha Comunitária, Legião da Boa Vontade, Congregação das Irmãs Ursulinas, Instituto Dona Placidina, Associação Beneficente Árvore da Vida, Associação Juntos Movendo Comunidades, Fraternidade Santo Agostinho, Centro Educacional Jabuti e Instituto Pró+Vida.