Prefeitura entrega mais 40 títulos de regularização fundiária para moradores do Condomínio Beija-Flor
Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária
Condomínio estava há mais de 30 anos em situação de irregularidade e agora todos os moradores têm seus títulos
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, promoveu, na noite da última sexta-feira (08/11), cerimônia de entrega de títulos de regularização fundiária. Foram beneficiadas 40 famílias do Condomínio Beija-Flor, bairro do Botujuru, que há mais de 30 anos viviam em situação de irregularidade.
A entrega é mais uma etapa do trabalho de regularização fundiária, que é um dos pilares do programa Mogi Meu Lar. Ao todo, são mais de 10 mil unidades habitacionais de diversos núcleos de Mogi das Cruzes passando por regularização, sendo mais de 4 mil já concluídas. O prefeito Caio Cunha participou da solenidade.
“Este momento é sempre muito especial para nós, pois nos dá a possibilidade de garantir segurança e dignidade para pessoas que há décadas esperavam pelos seus títulos de propriedade. Quero agradecer à equipe da Secretaria de Habitação e ao secretário Lothar pelo trabalho incansável que desenvolveram e seguem desenvolvendo com o programa de regularização”.
A implantação do Conjunto Habitacional de Interesse Social - Beija-flor se deu no final da década de 90, em área de propriedade de uma cooperativa habitacional. O empreendimento faz parte de um projeto que foi desenvolvido e construído pela Cooperativa Habitacional FIESP/CIESP, no ano de 1998, composto de 40 unidades habitacionais, denominado “MOGI 5000”.
Inicialmente, estava prevista a construção de 1.980 unidades habitacionais, mas foi aprovado o projeto para 300 unidades e só foram efetivamente construídas 40, em razão da cooperativa ter decretado falência e encerrado suas atividades. Os moradores ocuparam os apartamentos por meio de sorteio e mantiveram-se pagando a cooperativa por longo período de tempo após a ocupação. Assim, o empreendimento permaneceu por mais de 30 anos em situação irregular.
Hoje, o núcleo consolidado possui um condomínio, composto por 40 unidades habitacionais, ocupando um terreno com 3.035,75 m², no bairro do Botujuru. O Condomínio Beija-flor está integrado à cidade e é constituído de dois blocos de apartamentos, com cinco pavimentos cada e quatro apartamentos por andar, somando 2.222,73 m² de área construída.
A Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária regularizou o condomínio por completo, resolvendo em definitivo a situação de todos os moradores do local.
A cerimônia de entrega contou com a presença do secretário municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, Carlos Lothar e de toda a equipe técnica da Secretaria.
Mogi das Cruzes inaugurará nova pista de skate no Parque Botyra no próximo dia 7
Avenida Cívica recebe grande evento natalino a partir desta quinta-feira
Departamento Pedagógico divulga resultado da votação popular para escolha dos nomes da Turma do Itapeti
Mogi das Cruzes segue na liderança da geração de emprego no Alto Tietê, com 5.662 novas vagas em 2024
Versão inédita do clássico balé “O Quebra-Nozes” será atração de Natal de Mogi das Cruzes