Festival de Inverno de Mogi das Cruzes começa dia 11 com concerto especial e mais de 60 atividades gratuitas
Secretaria de Cultura
Programação inclui cinema, oficinas, saraus, dança, apresentações infantis e intervenções culturais em praças, teatros e espaços históricos




A Prefeitura de Mogi das Cruzes dá início, no próximo dia 11 de julho, a mais uma edição do Festival de Inverno, que neste ano promete movimentar o cenário cultural da cidade com mais de 60 atividades gratuitas para toda a população. A abertura oficial será marcada por um concerto especial da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, às 19h, no Teatro Municipal.
Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o festival segue até o dia 1º de agosto, levando música, teatro, dança, cinema, rodas de conversa, oficinas e workshops a diversos pontos do município — como praças, igrejas, centros culturais e escolas.
"A Cultura preparou uma programação completa, com atividades gratuitas para todas as idades. E é isso que queremos: ocupar os espaços, valorizar os artistas locais e disseminar a cultura, o esporte e a educação por onde a gente passar", afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
Além dos espetáculos, o público poderá participar de oficinas e workshops gratuitos. Para essas atividades, as vagas são limitadas e é necessário se inscrever previamente. Entre os destaques está o Workshop de Manipulação de Bonecos com a Cia Noz, que acontecerá no dia 12 de julho (sábado), das 10h às 13h, no Casarão do Carmo. São 30 vagas disponíveis, com inscrições pelo link: https://acesse.one/workshopcianoz. Também já estão abertas as inscrições para o Ópera Studio / Sinfônica Mogi, voltado a cantores e estudantes de canto lírico. As atividades acontecerão entre os dias 13 e 25 de julho, no Colégio Placidina, com oficinas, acompanhamento musical e masterclasses. Haverá também a opção de participação como ouvinte.
"O Festival de Inverno é um momento de celebração da nossa identidade cultural e de fortalecimento dos vínculos entre artistas e comunidade. Pensamos em uma programação plural, descentralizada e acessível, que possa envolver mogianos de todas as idades”, destaca o secretário de Cultura, Guilherme Dela Plata.
Entre os demais destaques da programação estão:
- Cine LGBTQIAPN+
- roda de conversa sobre Clarice Lispector (Casarão do Carmo);
- Espetáculos infantis com a Cia Noz no Teatro Municipal;
- Concertos com a Mogi Chamber Orchestra, Orquestra Minha Terra Mogi, Orquestra Sinfônica Jovem e Freedom Big Band;
- Intervenções artísticas em bairros como Sabaúna, Taiaçupeba e Parque Centenário;
- E a tradicional Parada LGBTQIAPN+, no dia 27 de julho, na Avenida Cívica.
“A proposta é ocupar os espaços públicos com arte e proporcionar experiências marcantes para os moradores e visitantes. Vamos celebrar o inverno com cultura e diversidade”, completa Dela Plata.
A maioria das atividades tem entrada livre. Em alguns casos, é necessário apenas retirar ingresso antecipado pela plataforma Sympla. A programação completa e os formulários de inscrição estão disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura de Mogi das Cruzes e da Secretaria de Cultura: www.mogidascruzes.sp.gov.br.

Nesta segunda-feira (07/07), autarquia limpará reservatório do Jardim Bela Vista

Fundo Social entrega certificados a formandos dos cursos de capacitação profissional

Criação da Diária Especial de Atividade Complementar para a Guarda Municipal é aprovada

Bandas musicais escolares se apresentam neste sábado na série de concertos "Pequenos no Auditório"

Operação Carretel Seguro combate a comercialização de linhas cortantes para pipas