Mogi reúne 30 mil pessoas para comemorar os 465 anos com grande Desfile Cívico
Gabinete
8 mil pessoas desfilaram, representando os diversos segmentos da sociedade e os departamentos da Prefeitura
















Mais de 30 mil pessoas compareceram na Avenida Cívica, na manhã de hoje (01/09), para celebrar os 465 anos de Mogi das Cruzes. O evento marcou um dos maiores Desfiles Cívicos da história da cidade - 8 mil pessoas participaram, representando os diversos segmentos da sociedade e todos os departamentos da Prefeitura Municipal.
Estudantes, professores, militares, atletas, artistas, servidores municipais e representantes de entidades e associações mostraram que "Mogi abraça" todos os mogianos e mogianas.
"Hoje é um dia muito especial para todos na nossa cidade. Estamos aqui, juntos, resgatando o que temos de melhor: o mogiano e a mogiana. Mostramos a nossa educação, o esporte, o social, a segurança, a agricultura, a solidariedade, a mulher, o idoso, o meio ambiente, nossos parceiros… Enfim, todos que fazem uma Mogi melhor a cada dia. É momento de celebrar", afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
Participaram da solenidade o deputado federal Marcio Alvino, o presidente da Alesp, deputado André do Prado, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e ex-prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli; o prefeito de Suzano e sua esposa, Pedro e Débora Ishi, e vereadores municipais, entre outras autoridades da região.
A abertura contou com a incorporação da Bandeira Nacional, a execução do Hino Nacional pela Banda Sinfônica e o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Mogi das Cruzes. O Hino a Mogi foi entoado pelo Tiro de Guerra, que também abriu o desfile militar, seguido pelas forças de segurança da cidade — Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental e Instituto de Criminalística.
Na parte cívica, o tema "Mogi, Cidade que Abraça" foi retratado em diferentes alas. A Primeira Infância marcou presença com mais de 500 crianças representando temas como alimentação, desenvolvimento, brincadeiras e saúde. Já o pelotão da Longevidade reuniu cerca de 180 idosos, com apresentações de dança circular, Bon Odori, seresteiras e até a participação dos eleitos Miss e Mister Terceira Idade.
As escolas municipais também tiveram destaque, com cerca de 170 unidades representadas, trazendo para a avenida temas como brincar, natureza, diversidade, artes e leitura, desenvolvimento integral da criança e cultura de paz. O desfile celebrou ainda a diversidade cultural da cidade, com um pelotão de mais de 500 integrantes ligados à Cultura, incluindo povos originários, congadas, Festa do Divino, oficinas culturais e escolas de samba. A Secretaria da Mulher também participou pela primeira vez, apresentando projetos de empoderamento, defesa pessoal, empreendedorismo feminino e inclusão das mães atípicas.
As secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Esportes e Lazer, Cultura, Agricultura e Segurança Alimentar, Meio Ambiente e Proteção Animal e Desenvolvimento Econômico e Trabalho também participaram do desfile, cada uma representando o seu segmento e apresentando à população os serviços, projetos e políticas públicas desenvolvidas em Mogi.
A música também foi destaque com a participação dos projetos "Pra Ver a Banda Passar", promovido pela Secretaria de Educação e gerido pela AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e "Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola", realizado pela Pasta com gestão da Sinfônica Mogi. As apresentações animaram o público e reforçaram a importância da música como ferramenta de educação e inclusão.
O público aprovou a organização e se emocionou com as apresentações. Para o professor de futebol Hugo Piegas, do projeto CPC, o desfile foi um momento de integração. "Muito interessante e importante para as crianças, para a população e para a sociedade em geral. Muitas pessoas de esporte, saúde, educação e cultura se conhecendo e se solidarizando pela cidade".
A professora de yoga Ana Benaton, que acompanhou a filha de 11 anos no pelotão do vôlei sub-13, se emocionou. "Primeiro desfile dela, e eu espero que isso continue por muitos anos”. Já o aluno de karatê kyokushin Matheus Stark destacou o espaço para o esporte. “É sempre bom poder mostrar a nossa modalidade. A academia de Mogi foi uma das primeiras do Brasil, há mais de 50 anos, então é muito importante fazer parte dessa história".
Entre os jovens, a ansiedade deu lugar à alegria. "Eu estava bem ansiosa e nervosa também, mas gostei muito de participar", contou Maria Victória Santos Macedo, representante da Banda Marcial da EM Coronel Almeida, no Centro. O munícipe Dauro Moraes também elogiou. "Muito bom, está excelente. Parabéns para a Prefeitura de Mogi".
O encerramento ficou por conta da frota de veículos da Prefeitura, tratores da AGCO/Valtra, motoclubes, jipes e carros antigos, além da faixa final com a mensagem “Sintam-se Abraçados”.
As comemorações dos 465 anos de Mogi seguem ao longo do dia com atividades culturais gratuitas no Parque Centenário e, à noite, com o clássico entre Mogi Basquete e Bauru no Ginásio Hugo Ramos.
A programação completa do mês de festividades está disponível no site mogidascruzes.sp.gov.br.

Mogi reúne 30 mil pessoas para comemorar os 465 anos com grande Desfile Cívico

Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado prolongado do aniversário de Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes e GCM promovem conscientização sobre violência contra a mulher

Continuam abertas as inscrições para preencher a 2ª turma do programa Escola de Líderes

Futsal começa com cerca de 600 alunos de escolas municipais na 3ª Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas"