Futsal começa com cerca de 600 alunos de escolas municipais na 3ª Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas"

Secretaria de Educação

A competição envolve cerca de 600 alunos de 24 escolas municipais, que puderam inscrever até 30 estudantes

29 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início nesta semana à disputa da modalidade Futsal na 3ª Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas", organizada pela Secretaria Municipal de Educação. Os jogos das equipes masculinas começaram na última segunda-feira (25/08), no Centro Esportivo do Bunkyo, na Porteira Preta, e os times femininos nesta quinta-feira (28/08), no Kosmos Clube, na Volta Fria. As partidas seguirão nas próximas semanas.

A competição envolve cerca de 600 alunos de 24 escolas municipais. Cada unidade escolar pôde inscrever até 30 estudantes, sendo 15 no masculino e 15 no feminino. A primeira fase conta com grupos de três equipes, que se enfrentam entre si e as duas melhores de cada chave avançam às oitavas de final. As finais das duas categorias acontecerão no dia 24 de setembro, no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira - Tuta, na Vila Mogilar.

Para os professores, a participação na competição representa uma oportunidade de aprendizado e crescimento para os alunos. "É uma experiência bacana para eles, desafiadora, mas que vai agregar muito. Estavam ansiosos a semana toda, contaram os dias para chegar até aqui", destacou a professora Ana Carolina Paula Furtado, do CEMPRE Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, de Jundiapeba.

Os próprios estudantes ressaltaram o entusiasmo em fazer parte do torneio. O aluno Ruan Matheus Aguiar Rodrigues, da EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, de Jundiapeba, está confiante. "Gostei muito de jogar. A gente treinou bastante e agora vamos em busca da medalha de ouro", afirmou.

No futsal feminino, a turma também estava animada. "Achei legal participar e agradeço ao professor por ter me convocado. Agora é continuar treinando, melhorar os passes e tentar buscar o título", disse Julia Gabriela Rodrigues, de 8 anos, da EM Dr. Isidoro Boucault, na Vila da Prata.

Entre os pais, a emoção de acompanhar os filhos em quadra também marcou os primeiros dias da competição. "Está sendo muito especial. Ele ficou ansioso a semana inteira e pedia para que eu viesse", contou Yamara Rubia Barbosa Euzébio, mãe do aluno Davi Barbosa Pereira Euzébio, de 10 anos, do CEMPRE Drª Ruth Cardoso, no Jardim Layr.

"É fundamental incentivar desde cedo. O exercício físico e a convivência ajudam muito no desenvolvimento das crianças. Saí correndo do trabalho para estar aqui e ver minha filha jogar", comentou Robson Rogério Amaral, pai de Vitória França Amaral, de 10 anos, estudante da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico.

A 3ª Olimpíada e Paralimpíada, organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, tem o número recorde de participantes em relação às outras edições. O evento conta com apoio dos departamentos da Pasta e da Secretaria de Esporte e Lazer.