Festival de Inverno de Mogi tem início nesta sexta com apresentação da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil
Secretaria de Cultura
_ _Concerto marca o retorno da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil e a reestruturação do projeto Pequenos Músicos; Festival segue até 1º de agosto com mais de 60 atrações gratuitas em toda a cidade


O Festival de Inverno 2025 terá início nesta sexta-feira, dia 11/07, com mais de 60 atrações para todos os públicos e idades. A abertura será marcada pela apresentação da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil que retorna aos palcos nesta temporada. O evento é gratuito e marca também a reestruturação do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, da Secretaria Municipal de Educação - considerado um dos maiores programas de educação musical da rede pública do Brasil. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o festival segue até o dia 1º de agosto, levando música, teatro, dança, cinema, rodas de conversa, oficinas e workshops a diversos pontos do município — como praças, igrejas, centros culturais e escolas.
O espetáculo da noite de abertura será o Cine Concerto, com trilhas de clássicos do cinema — Star Wars, Os Vingadores, O Poderoso Chefão, Shrek, A Bela e a Fera, entre outros — executadas ao vivo com projeções simultâneas no telão do teatro. A regência será do maestro Lelis Gerson, responsável também pela direção artística do projeto.
“Resgatar a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil é um compromisso que temos com a formação cultural das nossas crianças. A música transforma, inspira e dá novas perspectivas. É emocionante ver o palco do Vasques sendo ocupado novamente por esses jovens talentos”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.
“A apresentação da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil na abertura do Festival de Inverno é mais do que um concerto — é a celebração de um projeto que transforma vidas por meio da música. Ver esses jovens talentos no palco do Theatro Vasques, representando o fruto de um trabalho feito nas escolas, é motivo de orgulho para todos nós. É a prova de que investir em cultura e educação é semear futuro”, completou o secretário de Cultura Guilherme Dela Plata, reforçando que a entrada no Teatro Vasques é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados previamente pela plataforma Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/abertura-festival-de-inverno-serra-do-itapety/3012796
Além dos espetáculos, o secretário conta que ao longo do mês de julho o público poderá participar de oficinas e workshops gratuitos. Para essas atividades, as vagas são limitadas e é necessário se inscrever com antecedência. Entre os destaques está o Workshop de Manipulação de Bonecos com a Cia Noz, que acontecerá no dia 12 de julho (sábado), das 10h às 13h, no Casarão do Carmo. São 30 vagas disponíveis, com inscrições pelo link: https://acesse.one/workshopcianoz.
Também já estão abertas as inscrições para o Ópera Studio / Sinfônica Mogi, voltado a cantores e estudantes de canto lírico. As atividades acontecerão entre os dias 18 a 25 de julho, no Colégio Placidina, com oficinas, acompanhamento musical e masterclasses. Haverá também a opção de participação como ouvinte.
“Preparamos uma agenda cultural abrangente, com atividades gratuitas pensadas para todas as idades. Nosso objetivo é justamente esse: ocupar os espaços públicos com arte, valorizar os talentos da cidade e levar cultura, educação e lazer para todas as regiões de Mogi”, afirmou o secretário de Cultura.
Um legado musical reativado
O projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e hoje conta com a gestão da Sinfônica Mogi. A iniciativa leva educação musical a 27 escolas municipais e atende cerca de 11 mil alunos, com aulas de musicalização, prática instrumental e formação de bandas escolares.
Entre as 27 unidades participantes, 12 contam com bandas escolares ativas. A Banda Sinfônica Infanto-Juvenil reúne os alunos de maior destaque dessas escolas, funcionando como uma formação de excelência, onde os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos musicais e se apresentar em espaços culturais da cidade.
O grupo estava com as atividades suspensas nos últimos anos, mas foi reativado por iniciativa da atual gestão municipal, como forma de fortalecer a cultura e valorizar os talentos da rede pública de ensino.
“Essa retomada é simbólica. Representa um novo tempo em que a educação, a cultura e a arte caminham juntas em benefício dos nossos estudantes. Queremos que cada criança tenha a oportunidade de se descobrir e brilhar, seja no palco ou na vida”, completou a prefeita.
Programação do fim de semana
Além da grande abertura, o Festival de Inverno já começa com uma programação diversificada para toda a família no sábado (12) e domingo (13):
Sábado (12/07)
10h às 13h – Casarão do Carmo
Workshop de Manipulação de Bonecos com a Cia Noz (30 vagas)
Inscrições gratuitas: https://acesse.one/workshopcianoz
16h às 17h – Teatro Municipal
Espetáculo Infantil “Papinha” – Cia Noz – 20 Anos
Entrada gratuita com retirada de ingresso 1h antes
19h às 21h – Igreja N. Sra. Santa Rita de Cássia – Socorro
Concerto com Cleber Felipe Harmon e Lautaro Pérez Batalha (violão)
Entrada livre
Domingo (13/07)
16h às 17h – Teatro Municipal
Espetáculo Infantil “Oras Bolas” – Cia Noz – 20 Anos
Entrada gratuita com retirada de ingresso 1h antes
A programação completa do Festival de Inverno de Mogi 2025 pode ser consultada no site oficial da Prefeitura:
www.mogidascruzes.sp.gov.br

Operação conjunta fiscaliza estabelecimentos que comercializam peças de motocicletas

Ação da Guarda Civil Municipal apreende mais de 1,3 mil porções de entorpecentes

Secretaria de Educação promove formação para agentes escolares da rede municipal

Vacinação contra a gripe no Pró-Hiper e Paradesporto será no próximo dia 24 de julho

Parque Centenário recebe edição especial do Projeto Rua Mais Feliz neste domingo