Estudantes da rede municipal de Mogi são atendidos pela Campanha de Ambliopia
Secretaria de Educação
O atendimento foi feito por uma equipe de oftalmologistas voluntários no CEIM Dr. Carlos Garcia, em Jundiapeba



Estudantes da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes foram avaliados por uma equipe de oftalmologistas voluntários no último sábado (25/10). A ação integra a Campanha Latino-Americana de Prevenção da Ambliopia 2025 e aconteceu no CEIM Dr. Carlos Garcia, em Jundiapeba.
O projeto é organizado pelo Conselho Latino-Americano de Estrabismo (CLADE), em parceria com o Centro Brasileiro de Estrabismo (CBE). Em Mogi das Cruzes, conta com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes e do Lions Club.
O público-alvo são estudantes de 5 anos de idade. “A campanha foi uma oportunidade importante para fazer o diagnóstico precoce e orientar as famílias. Agradecemos os voluntários pela parceria e pelo apoio no cuidado com as nossas crianças desde a primeira infância”, disse a secretária de Educação, Darly Carvalho.
A campanha atendeu crianças do CEIM Dr. Carlos Garcia, CEIM Prof. João Gualberto Mafra Machado, CEIM Marcus Adalberto Abib, CEIM Ver. José Marcos Gonçalves e CEIM Educador Maurício Chermann.
O objetivo foi identificar precocemente alterações visuais em crianças, em especial a ambliopia (“olho preguiçoso”), que pode causar perda visual permanente, se não tratada a tempo.
Oftamologistas e estudantes da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) voluntários, sob a coordenação do dr. Rodrigo Ueno Takahagi, realizaram os exames de triagem.
A campanha de prevenção é realizada em cerca de 20 países da América Latina. “É um teste simples, que indica como a criança está enxergando em um ou nos dois olhos. As crianças diagnosticadas com baixa visão já são prontamente encaminhadas para algum atendimento oftalmológico especializado. Nessa idade é importante o exame, porque conseguimos ter um tempo para o tratamento, estimulando a visão. Temos também o encaminhamento para o Lions, que faz o atendimento e fornece os óculos gratuitamente”, disse o oftamologista.
“É interessante ter um exame assim para as crianças, achei muito bom”, disse Rosemeire da Silva França, que estava acompanhando o aluno Heytor Hiroshi Watanabe Rufino, do CEIM Dr. Carlos Garcia.
A ambliopia é uma alteração do desenvolvimento da visão que ocorre na infância, muitas vezes sem sintomas visíveis. Quanto mais cedo for detectada, maiores são as chances de tratamento eficaz e recuperação da visão.
Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral
Mais de 700 mogianos participam da Operação Direção Segura
Nogueirão recebe disputas das quartas de final da Copa Mogi de Futebol Amador neste domingo
Operação da GCM de Mogi detém um e apreende mais de 1.200 porções de drogas
Mais de 650 alunos debatem meio ambiente na Plenarinha dos Conselhos Mirins