Estudantes da rede municipal são premiados pelo Instituto Julio Simões

29 de novembro de 2022

O sonho de ser médico pediatra levou o aluno Miguel Miranda da Silva, da EM Profª Cleonice Feliciano, no Jardim Piatã, a conquistar o primeiro lugar no 8º Concurso de Redação do projeto “Você quer? Você pode!”, promovido pelo Instituto Julio Simões com apoio da SIMPAR. A premiação foi realizada nesta terça-feira (29/11) no Centro de Memória e Cultura Julio Simões, em Braz Cubas, onde foram conhecidos os três primeiros lugares dentre os mais de 70 inscritos. Os professores também foram premiados.

Maria Paula dos Santos Barbosa, professora de Miguel, recebeu seu primeiro prêmio. “É um incentivo para continuar sempre acreditando que o trabalho do professor é importante na vida do aluno, a gente tem sim o poder de fazer a diferença”, disse. Os pais também prestigiaram a entrega da premiação. “Ele sonha desde pequeno em ser médico. Falo para ele correr atrás do seu ideal, tudo que a gente quer a gente consegue, basta ter perseverança”, disse a mãe Potyara Salvador da Silva.

O tema do concurso foi “Os caminhos que devo seguir para conseguir os meus sonhos”. O projeto “Você quer? Você pode” está em atividade desde 2015 e foi retomado após a pandemia. Neste ano, 1.728 estudantes do 4º ano do ensino fundamental de 37 escolas municipais visitaram o Centro, onde conheceram a história do patrono e as empresas do grupo. Professores também participaram de uma formação sobre o tema. O projeto traz novas perspectivas de vida e de futuro para os alunos.

“O projeto leva para as crianças essa possibilidade de sonhar e trabalhar pelo seu sonho. A gente também fala sobre logística e mobilidade, assuntos bem interessantes e muito presente no dia a dia dos alunos”, explicou Ana Beatriz Urbano Andari, gerente do Instituto Júlio Simões. O evento também contou com a presença da gerente de sustentabilidade do grupo SIMPAR, Patrícia dos Santos Pereira. A iniciativa está em atividade desde 2015 e as visitas foram retomadas neste ano após a pandemia.

Miguel e sua professora receberam um notebook pelo primeiro lugar. O segundo lugar ficou com Samara Siqueira dos Santos, da EM Profª Marlene Muniz Schimidt, na Vila Moraes, que foi premiada com um tablet junto a sua professora Paloma Bruno Prado. O terceiro lugar foi de Caio de Souza Mendes, aluno da professora Tatiane Rodrigues da Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição. A cada um foi entregue um smartphone.

A secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, ressaltou a importância da parceria e da participação dos pais e das equipes escolares no projeto. “Esta é uma parceria importante para nossa rede pois fomenta a educação em nossas crianças, demonstrando que há caminhos possíveis e valoriza o trabalho que elas fizeram a partir do projeto. Quero parabenizar os pais e as equipes das escolas porque ninguém faz nada sozinho”, disse. O projeto é acompanhado pelo Departamento Pedagógico da Pasta, pela chefe de Divisão Tânia Regina Pereira.