Junho Verde terá missa neste sábado e assinatura de convênio para o Parque Municipal no dia 30

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

26 de junho de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Após quase um mês de atividades e eventos voltados à preservação da natureza, a programação do Junho Verde caminha para seu final. Neste sábado (27/06), a partir das 10 horas, ocorrerá a tradicional missa celebrada pelo bispo Dom Pedro Stringhini, por teleconferência. Este ano, por conta da pandemia, a missa será realizada na Paróquia Cristo Rei, no bairro do Socorro. A celebração ocorre pelo quarto ano consecutivo e integra o Divino Verde, um conjunto de ações que busca a sustentabilidade na Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, com participação da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Já na terça-feira, dia 30, às 10 horas, será assinado o Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a Fundação Florestal, com o objetivo de estimular a conservação das matas, a educação ambiental e garantir o apoio técnico da entidade na revisão do Plano de Manejo do Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. O evento também ocorrerá por meio de teleconferência. Também na terça-feira, a programação prevê outra teleconferência, intitulada “Combate a Incêndios Florestais”, que contará com representantes da Fundação Florestal, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e do Instituto Ecofuturo.

O evento abordará o  Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – ou Operação Corta Fogo. Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), a operação envolve e articula o trabalho de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), a Polícia Militar Ambiental (PAmb), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF).

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, lembra que oos incêndios florestais prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecerem risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causarem problemas de saúde na população. “São eventos voltados para a preservação ambiental e que destacam a importância do cuidado com a natureza”, explica.

De acordo com Lima, o Junho Verde deste ano manteve seu caráter educativo e de formação, ainda que tenha sido afetado pela pandemia. O secretário lembra, porém, que as atividades normalmente programadas para acontecer em áreas verdes do município deram lugar a teleconferências, que atingiram um bom público: “A pandemia nos obrigou a manter o isolamento social, mas, por outro lado, permitiu que milhares de pessoas acompanhassem nossas ações pela internet. As teleconferências foram movimentadas e tiveram ótima participação das pessoas. Os mogianos se interessam pela preservação da natureza e estamos comprovando isso, mais uma vez, na programação do Junho Verde deste ano”, finalizou. (Marco Aurélio Sobreiro)