Mutirão de pintura da Rua de Brincar no Jardim Aeroporto mobilizou moradores e crianças
Secretaria de Educação








No último sábado (26/11) foi a vez dos pais e da comunidade participarem do mutirão de pintura da Rua de Brincar, no Jardim Aeroporto, iniciativa da Prefeitura de Prefeitura de Mogi das Cruzes em parceria com a Fundação Bernard Van Leer, por meio do programa Urban 95 com apoio da organização CoCriança. As ruas Turquia e Tonga se transformaram em espaços coloridos e amigáveis para as crianças do bairro, que viram suas ideias se tornar realidade nos desenhos e brinquedos pintados nas ruas.
Alino dos Santos mora há pouco tempo no bairro e estava pintando a rua com os filhos Maria Julia Sales dos Santos, que estuda na EM Profª Florisa Faustino Pinto e Lucas Emanuel Sales dos Santos, do CEIM Dirceu do Vale – CEI Heróis do Futuro. “É a primeira vez que participo de um mutirão. A rua está mais colorida e é bom que incentiva e traz mais diversão para as crianças”, disse. O projeto também envolveu o CEIM Profª Clara Rodrigues Nahum – CEI Pequenos Inventores, CEIM Prof. Cácio Costa Neves - CEIC Estrela da Manhã II.
O prefeito Caio Cunha e a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler participaram da atividade, que começou na sexta-feira (25/11) com crianças e educadores. “Junto com as crianças e a comunidade local estamos preparando um ambiente mais lúdico e estimulante para os pequenos mogianos. A Primeira Infância é uma prioridade para nós e esta é uma das políticas públicas que estamos desenvolvendo pensando nas crianças de nossa cidade”, disse o prefeito.
O projeto tem como diferencial o protagonismo das crianças e sua participação, mobilizando as equipes das escolas e a comunidade. “É um ação linda que só é possível graças ao envolvimento e a participação das crianças, das escolas e da comunidade. Todos juntos participaram da cocriação deste espaço de brincar”, disse a vice-prefeita. Participaram da atividade o secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto e a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, acompanhada pela adjunta da Pasta, Andrea Pereira de Souza.
O objetivo do projeto é criar equipamentos públicos seguros, acolhedores, visualmente atraentes e inclusivos para bebês e crianças, estimulando sua formação por meio de espaços de brincadeira criativos e que auxiliem no seu desenvolvimento. Desde agosto deste ano foram realizadas oficinas de sensibilização, mapeamento de relações com espaço, desejos para o espaço, co-criação, escuta, sensibilização e articulação com a comunidade, como pais, educadores e moradores do bairro.
A alegria em ver os desejos dos alunos se tornarem realidade encantaram as professores, que participaram na atividade deste sábado (26/11). “A cada semana do projeto, eles ficavam felizes em saber que estavam sendo ouvidos. Agora eles colocaram em prática e convidaram os parentes para participar”, disse Creuza da Silva Lemes, professora do 3º ano B da EM Profª Florisa Faustino Pinto. A emoção também tomou conta de Elisabete Mangueira, professora do Infantil IV, do CEIM Profª Clara. “A emoção de ver a reação deles ao ver o que eles desenharam, o que eles pediram estar ali de forma concreta, não dá para explicar”.

Terceira edição da série de concertos Pequenos no Auditório acontece neste sábado no Cemforpe

Dois trechos do Mogi Moderno receberão neste sábado a Operação Cata-Tranqueira

Semae Mogi das Cruzes e Secretaria de Saúde promovem manhã de conscientização sobre tabagismo e ISTs

Alunos da rede municipal participam de atividade de educação ambiental com plantio de mudas na Vila Suíssa

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove 3ª Semana do Patrimônio