Mutirão de pintura da Rua de Brincar no Jardim Aeroporto mobilizou moradores e crianças

30 de novembro de 2022

No último sábado (26/11) foi a vez dos pais e da comunidade participarem do mutirão de pintura da Rua de Brincar, no Jardim Aeroporto, iniciativa da Prefeitura de Prefeitura de Mogi das Cruzes em parceria com a Fundação Bernard Van Leer, por meio do programa Urban 95 com apoio da organização CoCriança. As ruas Turquia e Tonga se transformaram em espaços coloridos e amigáveis para as crianças do bairro, que viram suas ideias se tornar realidade nos desenhos e brinquedos pintados nas ruas.

Alino dos Santos mora há pouco tempo no bairro e estava pintando a rua com os filhos Maria Julia Sales dos Santos, que estuda na EM Profª Florisa Faustino Pinto e Lucas Emanuel Sales dos Santos, do CEIM Dirceu do Vale – CEI Heróis do Futuro. “É a primeira vez que participo de um mutirão. A rua está mais colorida e é bom que incentiva e traz mais diversão para as crianças”, disse. O projeto também envolveu o CEIM Profª Clara Rodrigues Nahum – CEI Pequenos Inventores, CEIM Prof. Cácio Costa Neves - CEIC Estrela da Manhã II.

O prefeito Caio Cunha e a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler participaram da atividade, que começou na sexta-feira (25/11) com crianças e educadores. “Junto com as crianças e a comunidade local estamos preparando um ambiente mais lúdico e estimulante para os pequenos mogianos. A Primeira Infância é uma prioridade para nós e esta é uma das políticas públicas que estamos desenvolvendo pensando nas crianças de nossa cidade”, disse o prefeito.

O projeto tem como diferencial o protagonismo das crianças e sua participação, mobilizando as equipes das escolas e a comunidade. “É um ação linda que só é possível graças ao envolvimento e a participação das crianças, das escolas e da comunidade. Todos juntos participaram da cocriação deste espaço de brincar”, disse a vice-prefeita. Participaram da atividade o secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto e a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, acompanhada pela adjunta da Pasta, Andrea Pereira de Souza.

O objetivo do projeto é criar equipamentos públicos seguros, acolhedores, visualmente atraentes e inclusivos para bebês e crianças, estimulando sua formação por meio de espaços de brincadeira criativos e que auxiliem no seu desenvolvimento. Desde agosto deste ano foram realizadas oficinas de sensibilização, mapeamento de relações com espaço, desejos para o espaço, co-criação, escuta, sensibilização e articulação com a comunidade, como pais, educadores e moradores do bairro.

A alegria em ver os desejos dos alunos se tornarem realidade encantaram as professores, que participaram na atividade deste sábado (26/11). “A cada semana do projeto, eles ficavam felizes em saber que estavam sendo ouvidos. Agora eles colocaram em prática e convidaram os parentes para participar”, disse Creuza da Silva Lemes, professora do 3º ano B da EM Profª Florisa Faustino Pinto. A emoção também tomou conta de Elisabete Mangueira, professora do Infantil IV, do CEIM Profª Clara. “A emoção de ver a reação deles ao ver o que eles desenharam, o que eles pediram estar ali de forma concreta, não dá para explicar”.