Professores das creches subvencionadas e ADIs da rede municipal participam de formação
Secretaria de Educação






Na última sexta-feira (29/04), professores das creches subvencionadas e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) da rede municipal de ensino participaram de formações, organizadas pela equipe de Educação Infantil do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria Municipal de Educação. Este é o segundo encontro do ano para aprimorar as práticas dos educadores em sala de aula.
A realização dos encontros atendeu a uma solicitação das creches subvencionadas para a formação dos educadores em horário de trabalho. As formações acontecem antes do início do período de utilização das Orientações Didáticas, documentos de orientação para o desenvolvimento de atividades em sala de aula. O tema das próximas orientações é Criança e Natureza, ampliando os espaços de aprendizagem na Educação Infantil.
“Nosso objetivo é de que as práticas nas escolas sejam aprimoradas a partir das Orientações Didáticas. Desenvolvemos uma pauta para orientar e sensibilizar os educadores sobre o tema, que será desenvolvido com as crianças”, explicou Andrea Garcia, que integra a equipe de Educação Infantil junto às professoras Ana Clara Faria, Aniele Armelin, Erika Araújo, Lilian Gadini, Patricia Macedo e Simone Cunha.
Para os professores, o encontro foi realizado de forma presencial no período da manhã no Auditório do Cemforpe. Além das Orientações Didáticas, a formação destacou a cultura digital, que foi apresentada pelas técnicas Joelma da Silveira e Patricia Araujo e a avaliação, com as professoras Nayara Xavier e Bruna Rodrigues. Os educadores também participaram da dinâmica “Memórias de vivências na natureza”.
ADIs
As ADIs das creches municipais e subvencionadas participaram no período da tarde do encontro on-line “Movimento, Brincadeiras e Descobertas” com a professora Luciana Cruz, coordenadora pedagógica do programa de formação de professores/MEC e que, atualmente, faz curadoria pedagógica na empresa Ampliare Educacional.
A palestra proporcionou momentos de reflexão sobre como bebês e crianças descobrem e interpretam o mundo para que, nos cotidianos das unidades educacionais, possam apoiar experiências educativas sensíveis e que valorizem as culturas infantis e a infância. “Há uma diferença entre descobrir coisas e receber informações prontas, isso é estruturante para o tipo de formação que queremos para os bebês e as crianças”, disse a palestrante.

Linhas que atendem Cocuera, Biritiba Ussú e Manoel Ferreira terão alterações nesta segunda

Com saldo positivo de geração de empregos, setor de serviços de Mogi das Cruzes é destaque

Vacinação contra Gripe e Covid-19 terá esquema especial neste sábado, dia 03/6

Premiação de alunos do Concurso de Mobilidade e Educação fecha Maio Amarelo em Mogi das Cruzes

Prefeitura recebe recursos do Condeca para financiar o início do programa FAZ