Professores das creches subvencionadas e ADIs da rede municipal participam de formação
Secretaria de Educação



Na última sexta-feira (29/04), professores das creches subvencionadas e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) da rede municipal de ensino participaram de formações, organizadas pela equipe de Educação Infantil do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria Municipal de Educação. Este é o segundo encontro do ano para aprimorar as práticas dos educadores em sala de aula.
A realização dos encontros atendeu a uma solicitação das creches subvencionadas para a formação dos educadores em horário de trabalho. As formações acontecem antes do início do período de utilização das Orientações Didáticas, documentos de orientação para o desenvolvimento de atividades em sala de aula. O tema das próximas orientações é Criança e Natureza, ampliando os espaços de aprendizagem na Educação Infantil.
“Nosso objetivo é de que as práticas nas escolas sejam aprimoradas a partir das Orientações Didáticas. Desenvolvemos uma pauta para orientar e sensibilizar os educadores sobre o tema, que será desenvolvido com as crianças”, explicou Andrea Garcia, que integra a equipe de Educação Infantil junto às professoras Ana Clara Faria, Aniele Armelin, Erika Araújo, Lilian Gadini, Patricia Macedo e Simone Cunha.
Para os professores, o encontro foi realizado de forma presencial no período da manhã no Auditório do Cemforpe. Além das Orientações Didáticas, a formação destacou a cultura digital, que foi apresentada pelas técnicas Joelma da Silveira e Patricia Araujo e a avaliação, com as professoras Nayara Xavier e Bruna Rodrigues. Os educadores também participaram da dinâmica “Memórias de vivências na natureza”.
ADIs
As ADIs das creches municipais e subvencionadas participaram no período da tarde do encontro on-line “Movimento, Brincadeiras e Descobertas” com a professora Luciana Cruz, coordenadora pedagógica do programa de formação de professores/MEC e que, atualmente, faz curadoria pedagógica na empresa Ampliare Educacional.
A palestra proporcionou momentos de reflexão sobre como bebês e crianças descobrem e interpretam o mundo para que, nos cotidianos das unidades educacionais, possam apoiar experiências educativas sensíveis e que valorizem as culturas infantis e a infância. “Há uma diferença entre descobrir coisas e receber informações prontas, isso é estruturante para o tipo de formação que queremos para os bebês e as crianças”, disse a palestrante.
Vice-prefeito Téo Cusatis visita USFs Nove de Julho e Jardim Margarida nesta terça-feira (23/12)
Mercado Municipal Varejão da Cobal atendem público em horário especial na véspera de Natal
Fiscalização contra pancadões será intensificada com as festas de final de ano
Feira Noturna da Mesquita terá edição extra nesta terça-feira com sorteio de brindes de Natal
Saúde orienta sobre vacinação antirrábica e alerta para riscos da raiva humana