Acesso rápido facilita impressão de 2ª via e consulta a IPTU de 2022

Secretaria de Finanças

10 de fevereiro de 2022

A Prefeitura de Mogi das Cruzes criou um acesso rápido, em seu portal na internet, para facilitar a consulta ao IPTU 2022 e impressão de 2ª via. Logo na página inicial, abaixo das notícias, há o painel “Fique em dia com seu IPTU”. Ao clicar nesse local, o sistema direciona diretamente à seção em que é possível o contribuinte saber o valor do tributo e, se quiser, imprimir a segunda via, tanto para pagamento à vista, quanto parcelado. Para isso, é necessário apenas preencher o formulário com os dados do imóvel, que constam da primeira página do carnê do IPTU dos anos anteriores, e o número do CPF ou CNPJ do proprietário.

A previsão é de que os cerca de 140 mil carnês sejam entregues até o fim deste mês.

Como no ano passado, em 2022 o tributo também não terá aumento real, mas apenas uma atualização inflacionária, e a correção será a menor possível dentre os índices oficiais.

Atualmente, o menor é o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe), que fechou em 9,96% (período de dezembro de 2020 a novembro de 2021).

O imposto poderá ser pago em até dez parcelas, de março a dezembro.

As datas específicas de vencimento serão informadas nos carnês - elas variam de acordo com o CEP da propriedade (conforme o decreto 20.609/2021). Esta organização é feita para evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas.

Além da atualização do valor pelo menor índice inflacionário, para 2022 a  Prefeitura instituiu, após aprovação de projeto de lei pela Câmara, um pacote de melhorias nas condições de pagamento do tributo, que criou benefícios como o aumento do desconto de 5% para 8% para quem paga o tributo à vista.

Está mantido o abatimento de 5% para quem estava em dia com o tributo até 1º de novembro de 2021. Com isso, o desconto para os que pagam à vista poderá chegar, na prática, a 13% (5% pela por estar em dia e mais 8% pelo pagamento em parcela única).

Para quem paga parcelado, também há desconto de 5% na parcela, desde que o pagamento seja até a data de vencimento.

O IPTU é uma das principais fontes de recursos do município, o que é necessário para os investimentos: a receita é revertida em benefícios à população, como educação, saúde, segurança, esportes e infraestrutura, entre outros.

Mais informações sobre o IPTU pelos telefones 4798-5049 e 4798-5050 ou pelo e-mail iptu@mogidascruzes.sp.gov.br.