Festival de Inverno de Mogi das Cruzes começa dia 11 com concerto especial e mais de 60 atividades gratuitas
Secretaria de Cultura
Programação inclui cinema, oficinas, saraus, dança, apresentações infantis e intervenções culturais em praças, teatros e espaços históricos




A Prefeitura de Mogi das Cruzes dá início, no próximo dia 11 de julho, a mais uma edição do Festival de Inverno, que neste ano promete movimentar o cenário cultural da cidade com mais de 60 atividades gratuitas para toda a população. A abertura oficial será marcada por um concerto especial da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, às 19h, no Teatro Municipal.
Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o festival segue até o dia 1º de agosto, levando música, teatro, dança, cinema, rodas de conversa, oficinas e workshops a diversos pontos do município — como praças, igrejas, centros culturais e escolas.
"A Cultura preparou uma programação completa, com atividades gratuitas para todas as idades. E é isso que queremos: ocupar os espaços, valorizar os artistas locais e disseminar a cultura, o esporte e a educação por onde a gente passar", afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
Além dos espetáculos, o público poderá participar de oficinas e workshops gratuitos. Para essas atividades, as vagas são limitadas e é necessário se inscrever previamente. Entre os destaques está o Workshop de Manipulação de Bonecos com a Cia Noz, que acontecerá no dia 12 de julho (sábado), das 10h às 13h, no Casarão do Carmo. São 30 vagas disponíveis, com inscrições pelo link: https://acesse.one/workshopcianoz. Também já estão abertas as inscrições para o Ópera Studio / Sinfônica Mogi, voltado a cantores e estudantes de canto lírico. As atividades acontecerão entre os dias 13 e 25 de julho, no Colégio Placidina, com oficinas, acompanhamento musical e masterclasses. Haverá também a opção de participação como ouvinte.
"O Festival de Inverno é um momento de celebração da nossa identidade cultural e de fortalecimento dos vínculos entre artistas e comunidade. Pensamos em uma programação plural, descentralizada e acessível, que possa envolver mogianos de todas as idades”, destaca o secretário de Cultura, Guilherme Dela Plata.
Entre os demais destaques da programação estão:
- Cine LGBTQIAPN+ e roda de conversa sobre Clarice Lispector (Casarão do Carmo);
- Espetáculos infantis com a Cia Noz no Teatro Municipal;
- Concertos com a Mogi Chamber Orchestra, Orquestra Minha Terra Mogi, Orquestra Sinfônica Jovem e Freedom Big Band;
- Intervenções artísticas em bairros como Sabaúna, Taiaçupeba e Parque Centenário;
- E a tradicional Parada LGBTQIAPN+, no dia 27 de julho, na Avenida Cívica.
“A proposta é ocupar os espaços públicos com arte e proporcionar experiências marcantes para os moradores e visitantes. Vamos celebrar o inverno com cultura e diversidade”, completa Dela Plata.
A maioria das atividades tem entrada livre. Em alguns casos, é necessário apenas retirar ingresso antecipado pela plataforma Sympla. A programação completa e os formulários de inscrição estão disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura de Mogi das Cruzes e da Secretaria de Cultura: www.mogidascruzes.sp.gov.br.

Obras do Semae Mogi das Cruzes avançam no Jardim Nove de Julho

4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres está com inscrições abertas

Mara Bertaiolli anuncia mais uma etapa do programa Pró-Visão para atender demanda reprimida de oftalmologia

Festival de Inverno de Mogi das Cruzes começa dia 11 com concerto especial e mais de 60 atividades gratuitas

Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes reúne diretores no encontro Mogi pela Educação: Dados, Planejamento e Ação