Mara Bertaiolli lança Plano Municipal de Integridade com a presença do Controlador Geral do Estado
Secretaria de Governo e Transparência
Evento acontece nesta terça-feira (01/07) e marca o pioneirismo de Mogi na criação de políticas públicas de combate a irregularidades e à corrupção


A prefeita Mara Bertaiolli lança nesta terça-feira (dia 01/07), às 10h, na sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Plano Municipal de Integridade e o Código de Ética dos Servidores Públicos Municipais. A ação contará com a presença do controlador geral do Estado de São Paulo, Wagner de Campos Rosário, além de representantes do Judiciário, Legislativo e entidades de classe.
“Vamos aprimorar a governança pública, promover a cultura de integridade e combater irregularidades na gestão municipal. Nosso objetivo é alinhar Mogi às melhores práticas internacionais e aos compromissos assumidos pelo Brasil em fóruns como a OCDE e a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC). Seremos exemplo em gestão, ética e responsabilidade com a nossa cidade”, afirmou a prefeita.
A ação é inédita no Alto Tietê e teve início no último mês, com o envio do Projeto de Lei nº 135/2025 para a Câmara Municipal, propondo a criação do Programa e do Plano e do Comitê de Integridade no município. A proposta foi aprovada pelos vereadores e será sancionada nesta terça pela prefeita, ao lado das autoridades e público presente.
Na oportunidade, Mara anunciará ainda a proposta de criação do Código de Ética dos servidores públicos municipais. O projeto será enviado para a Câmara de Mogi, para deliberação dos parlamentares.
“A instituição de um programa de integridade em nível municipal não é apenas um alinhamento às tendências contemporâneas de gestão pública, mas uma necessidade estratégica para garantir que a Prefeitura de Mogi das Cruzes atue com os mais altos padrões de ética, transparência e eficiência, entregando valor público de forma íntegra e responsável”, lembra o secretário municipal de Governo e Transparência, Guilherme Sever.
Há pouco mais de um mês, o vice-prefeito Teo Cusatis se reuniu com o controlador geral do Estado para apresentar o Plano Municipal de Integridade e solicitar apoio do órgão estadual na aplicação da proposta em Mogi. “O controlador-geral já havia se colocado à disposição em outras oportunidades para firmar convênios importantes com Mogi das Cruzes e nesta reunião demos um passo importante para firmar a parceria que vai render para a cidade mais efetividade nos nossos processos de auditoria e controle interno, sobretudo relativos a contratos com organizações sociais, que é um tema importante para o governo da prefeita Mara Bertaiolli.
Entre os principais pontos do projeto está a criação do Comitê de Integridade, órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, responsável pela coordenação, supervisão e avaliação do Programa e do Plano de Integridade.
A proposta aprovada pela Câmara prevê a elaboração e implementação de um Plano de Integridade, documento que detalhará ações concretas, metas, indicadores e responsabilidades para cada eixo temático. O plano deverá ser revisado periodicamente, garantindo que o programa se mantenha relevante e eficaz.
A execução do plano poderá ser acompanhada pela sociedade civil, através do Portal da Transparência, no endereço eletrônico: https://dadosabertos.mogidascruzes.sp.gov.br/plano-municipal-integridade.

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Hospital Municipal de Mogi das Cruzes integra projeto nacional para reduzir infecções em UTIs

Prefeitura de Mogi acelera cirurgia de catarata e reduz fila de espera

Guarda Civil Municipal localiza veículo roubado e prende dois suspeitos em Jundiapeba

Secretaria de Agricultura amplia ações para incentivar o cultivo e consumo de hortaliças entre os mogianos