Junho Ambiental: no Leon Feffer, estudantes aprendem sobre importância do Tietê e biodiversidade

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

18 de junho de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

Alunos da Escola Municipal Dom Paulo Rolim Loureiro participaram, nesta terça-feira (18/06), do “Explorando o Rio Tietê”, no Parque Leon Feffer, atividade do Junho Ambiental que propõe uma jornada de descoberta e conscientização sobre o rio, e busca inspirar a próxima geração de defensores ambientais, capacitando estudantes a fazerem a diferença em sua comunidade.

Os  alunos fizeram trilha monitorada no parque, até o Tietê, para abordar os temas floresta ciliar, biodiversidade, importância da qualidade ambiental do rio, mudanças climáticas e história do Tietê. Na sequência, acompanharam experimentos com abordagem lúdica sobre a importância da clorofila e relação entre os principais gases presentes na atmosfera.

Seguindo a programação do Junho Ambiental, na quinta-feira (20/06) será realizada uma campanha de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, das 9h às 14h, na Associação Cultural Agrícola do Itapeti. A atividade é para o público em geral, mas especialmente os produtores rurais. A associação fica na Estrada São Bento do Lambari, km 25, Itapeti.

Também na quinta, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, em parceria com a Secretaria de Educação, promove uma visita monitorada de escolas municipais ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, onde é apresentada a rica biodiversidade. Com palestras e trilhas, o visitante tem contato direto com a natureza, percebendo a importância dos serviços ambientais, especialmente frente à crise climática.

Já no dia 21, sexta-feira, a partir das 17h, o miniauditório da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) sedia uma mesa redonda sobre Políticas Ambientais. O evento é para o público em geral, mas é necessário fazer a inscrição pelo e-mail matheusgregorio@umc.br.

Sábado (22/06), haverá uma roda de conversa com o tema “O rio Tietê em nossas vidas”, na Ilha Marabá, das 10h às 11h30. O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível.

Também no sábado, a agenda inclui uma Missa Campal, às 9h, no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, organizada pela Pastoral da Ecologia da Diocese de Mogi das Cruzes. Encerrando a programação da semana, no domingo, haverá o Projeto Ecoyoga, no Parque Centenário. O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível.

O Junho Ambiental é um mês com programação inteiramente dedicada à preservação, à educação ambiental e a ações práticas como visitas monitoradas. A agenda de atividades reúne especialistas na área, professores, estudantes e a população.

A programação completa e os detalhes dos eventos do Junho Ambiental estão ao final deste texto.