Projeto Voa Passarinho une observação de aves e arte na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal



O Projeto Voa Passarinho, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, proporcionou uma experiência imersiva de conexão com a natureza aos estudantes da Escola Municipal Rural Professor Cid Torquato nesta semana. A atividade, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, levou os estudantes a observarem aves com especialistas e reproduzirem as espécies em telas por meio da pintura.
“Foi uma experiência muito positiva, que seguiu nosso lema de observar e aprender para preservar. Os estudantes tiveram contato com a natureza, avistaram os pássaros e reproduziram as aves no papel. É uma ação de educação ambiental muito importante e que segue uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli, que quer uma cidade arborizada, com preservação ambiental e que seja exemplo para as novas gerações", afirma a secretária Patricia Cesare.
Guiados pelo especialista em observação de aves Luiz Ciaccio, parceiro do projeto, e por técnicos do Meio Ambiente e da Educação, os estudantes utilizaram binóculos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação para registrar as espécies que habitam ou visitam a área verde da Escola Ambiental. A cada avistamento, Ciaccio compartilhava curiosidades sobre hábitos, cores e cantos, transformando a simples observação em uma aula aberta de biodiversidade.
Após a expedição de observação, veio a hora de dar asas à criatividade. Sob a orientação do técnico pedagógico de arte, Geraldo Neto, os alunos mergulharam no universo das tintas e pincéis para reproduzir em telas as aves que haviam acabado de conhecer na natureza.
A atividade seguiu com um lanche coletivo e uma visita orientada pelas instalações da Escola Ambiental, reforçando o compromisso de Mogi das Cruzes com a educação integral que une saber científico, expressão artística e amor pela natureza. “O Voa Passarinho não é apenas um projeto, é um convite para que novas gerações enxerguem, valorizem e protejam a riqueza natural que voa sobre nossas cabeças, todos os dias”, completou secretária Patricia Cesare.
Rua Mais Feliz reúne 1,2 mil pessoas no Botujuru neste sábado
Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral
Mais de 700 mogianos participam da Operação Direção Segura
Nogueirão recebe disputas das quartas de final da Copa Mogi de Futebol Amador neste domingo
Operação da GCM de Mogi detém um e apreende mais de 1.200 porções de drogas