Mirian Goldenberg movimenta Cemforpe com palestra sobre longevidade e qualidade de vida
Secretaria da Longevidade




A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Longevidade, promoveu na noite de ontem (22/10) uma palestra com a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg, que apresentou “A Bela Velhice”, tema do seu mais recente livro, no auditório do Cemforpe. Com dados sobre longevidade e qualidade de vida para o público 60+, o evento reuniu pessoas idosas, familiares e profissionais interessados em ampliar o repertório de cuidados para faixa etária que mais cresce no país.
O evento começou com uma homenagem ao médico Nobolo Mori, 101 anos, mogiano responsável pelo estreitamento de laços com a especialista em longevidade e a cidade de Mogi das Cruzes desde 2019. “Oferecer qualidade de vida aos idosos é nosso principal objetivo e o doutor Nobolo é um exemplo a ser seguido. É essa energia e disposição que queremos replicar para os nossos jovens 60+”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.
Mirian Goldenberg falou para os idosos, principalmente sobre os desafios empotencialidades do envelhecimento, abordando situações como a discriminação por idade e a importância de escutar a pessoa idosa. Ela ressaltou que a velhice é plural, ou seja, oferece diferentes formas de envelhecer. “A velhice pode ser bela quando a pessoa idosa escolhe pela libertação e a felicidade ao invés da solidão e do medo”, disse.
A escuta, segundo a antropóloga, contribui para que os idosos se sintam invisíveis, dependentes ou descartáveis. “O melhor que podemos fazer pelos nossos idosos é ouvi-los. Infelizmente, no tempo atual as pessoas estão presas ao celular e cada vez menos conversam e convivem pessoalmente”, destacou.
A palestra da escritora Mirian Goldenberg está entre as ações promovidas para celebrar o Mês do Idoso em Mogi das Cruzes. Nesta quinta (23), outras atividades estão programadas como uma visita à Vila Dignidade, com plantio de mudas e rodas de conversa, além de visitas ao Pró-Hiper a ao Centro Dia do Idoso. “Estamos prestigiando os principais equipamentos municipais voltados para o cuidado das pessoas idosas e ampliando a escuta para melhorarmos cada vez mais a política especializada na longevidade”, explica o secretário municipal da Longevidade, Mauro Yokoyama.
Na próxima semana, dias 27 e 28, às 9h, o delegado Francisco Del Poente ministrará palestras sobre golpes cibernético no Centro Dia do Idoso e Casa de Clara.
Prefeitura avança em projetos para recuperar bons indicadores de gestão após quedas no período 2021-2024
Operação conjunta da GCM e Fiscalização fecha dois estabelecimentos irregulares
Estão abertas as inscrições para ocupação do Theatro Vasques durante o 1º semestre de 2026
Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficina de Genealogia na segunda, dia 27
Oitavas de final da Copa Mogi de Futebol Amador começam neste domingo, com jogos no Nogueirão