Campanha de Multivacinação atualiza cadernetas de imunização de crianças, adolescentes e jovens
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

Neste ano, a Campanha de Multivacinação foi ampliada em Mogi das Cruzes para a atualização de cadernetas de imunização de crianças, adolescentes e jovens entre 0 a 19 anos de idade, incluindo as doses contra o HPV.
A campanha é uma estratégia de intensificação da vacinação, com o objetivo de garantir que todos os públicos estejam com as vacinas em dia, conforme o calendário oficial do Ministério da Saúde. Estão disponíveis todos os imunizantes previstos no esquema nacional, aplicados de acordo com a necessidade individual de cada pessoa.
Entre as doses disponíveis estão: BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV. As doses são disponibilizadas conforme as idades preconizadas no calendário oficial de vcinação.
A campanha ocorre até o final de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, inclusive nas unidades com horário estendido até as 18h - Alto Ipiranga, Vila Suíssa, Santa Tereza, Vila Natal, Ponte Grande e ESF Nova Jundiapeba. Os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br). A imunização não acontecerá nas unidades que estarão em reforma neste mês (UBSs Jardim Maricá, Jundiapeba, Braz Cubas, Jardim Ivete, Mineração e Jardim Camila).
Crianças e adolescentes de zero a 19 anos podem receber as doses, dependendo da avaliação da caderneta de vacinação pelo profissional da sala de imunização. Para isso, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF e caderneta de vacinação original. Aqueles que tiverem perdido a caderneta devem procurar uma sala de imunização para que os funcionários solicitem a 2ª via e, em seguida, façam a atualização vacinal.
Uma das ações de destaque é a convocação dos alunos da rede estadual de ensino para que compareçam à unidade de saúde mais próxima e verifiquem o esquema vacinal, principalmente das vacinas indicadas para adolescentes: HPV: 9 a 19 anos; Dengue: 10 a 14 anos; e Meningite ACWY: 11 a 14 anos. Os alunos da rede municipal também estão sendo convocados após a verificação do esquema vacinal registrado no sistema de doses aplicadas. A ação iniciou pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I e prosseguirá regressivamente para os demais anos de ensino.
De acordo com a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, a vacinação é uma ferramenta de proteção individual e coletiva. "A vacinação é a forma mais segura e eficaz de proteger nossas crianças, adolescentes e jovens contra doenças graves e evitáveis. Cada dose aplicada representa não apenas cuidado individual, mas um compromisso coletivo com a saúde da comunidade. Atualizar a caderneta de vacinação é um ato de responsabilidade, que garante um futuro mais saudável para toda a cidade", alerta.
Segundo a chefe da Vigilância em Saúde, Lilian Peres Mentes, é importante lembrar que atualmente, as vacinas contra a Covid-19 e a gripe fazem parte do calendário de rotina para crianças de 6 meses até 4 anos e 11 meses. "As crianças não vacinadas com estas doses, mesmo com as demais vacinas em dia, têm a caderneta de vacinação considerada atrasada, pelas normas de vacinação do PNI (Plano Nacional de Imunização). Outra vacina importante neste momento, é a dose contra a febre amarela, devido à ocorrência de casos confirmados de febre amarela em animais, que incluiu a recomendação de busca de não vacinados na região do Alto Tietê", explica.
Prefeitura avança em projetos para recuperar bons indicadores de gestão após quedas no período 2021-2024
Operação conjunta da GCM e Fiscalização fecha dois estabelecimentos irregulares
Estão abertas as inscrições para ocupação do Theatro Vasques durante o 1º semestre de 2026
Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficina de Genealogia na segunda, dia 27
Oitavas de final da Copa Mogi de Futebol Amador começam neste domingo, com jogos no Nogueirão