Carreta da Mamografia faz exames em Cezar de Souza e no Pró-Hiper
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A Carreta da Mamografia, ação promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, segue percorrendo diversas regiões da cidade e nesta quinta e sexta-feira (30 e 31/10) está em Cezar de Souza. Já no sábado e domingo (01 e 02/11), o equipamento volta ao Pró-Hiper, no Mogilar, ampliando o acesso de mulheres de 40 a 74 anos ao exame de mamografia em livre demanda, sem necessidade de pedido médico. O serviço acontece das 8h às 17 horas, com distribuição de 50 senhas a cada dia.
A iniciativa faz parte da programação do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Desde o início da campanha, a unidade móvel vem percorrendo bairros de diferentes regiões, garantindo a realização de centenas de exames e facilitando o acesso das mulheres ao serviço.
De acordo com a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, o trabalho intensivo tem fortalecido o protagonismo de Mogi das Cruzes na prevenção e no cuidado com a saúde da mulher.
"Em janeiro, tínhamos uma fila de espera de cerca de 3 mil mamografias. Nos últimos meses, conseguimos reduzir bastante esse número e hoje temos mais oferta do que demanda. Essa é uma conquista de toda a rede municipal e uma demonstração do nosso compromisso com a prevenção e o diagnóstico precoce”, destacou.
Atualmente, a rede municipal realiza cerca de 1.564 mamografias por mês, número que dobrou durante o Outubro Rosa, ultrapassando 3 mil exames.
Somente a Carreta da Mamografia é responsável por 50 atendimentos diários, totalizando 1.000 exames no mês. Além disso, a Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA) de Jundiapeba realiza 220 exames em outubro, e o convênio com a Santa Casa de Mogi das Cruzes garante outros 300 atendimentos.
O Outubro Rosa em Mogi das Cruzes também incluiu ações nas UBSs e USFs, com rodas de conversa sobre prevenção, exames de Papanicolau em livre demanda, vacinação contra HPV, testes rápidos de ISTs e atendimento odontológico. As unidades com horário estendido – UBS Alto do Ipiranga, UBS Vila Suíssa, UBS Jardim Santa Tereza e USF Nova Jundiapeba – concentraram parte das atividades.
Entre os destaques da programação, houve Aulão de Dança Inclusiva, as campanhas solidárias do Fundo Social de Mogi das Cruzes, que arrecadam lenços e leite em pó para entidades que atendem pacientes em tratamento contra o câncer, entre outras ações.
Rua Mais Feliz reúne 1,2 mil pessoas no Botujuru neste sábado
Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral
Mais de 700 mogianos participam da Operação Direção Segura
Nogueirão recebe disputas das quartas de final da Copa Mogi de Futebol Amador neste domingo
Operação da GCM de Mogi detém um e apreende mais de 1.200 porções de drogas