Carreta da Mamografia leva exames ao Parque da Cidade, neste sábado (25/10)
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A Carreta da Mamografia segue percorrendo diferentes regiões de Mogi das Cruzes, ampliando o acesso ao exame para mulheres de 40 a 74 anos, em livre demanda, sem necessidade de pedido médico. A ação integra a programação do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste sábado (25/10), a unidade móvel no Parque da Cidade (Rua Jardelina de Almeida Lopes, 451, Parque Santana), das 8h às 17h, durante a realização da 14ª Caminhada da Kobayashi.
A atividade tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, fortalecendo o cuidado com a saúde da mulher.
Na próxima semana, a carreta segue para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oropó (Av. Kaoru Hiramatsu, 2.390), na segunda e terça-feira (27 e 28/10) e, em seguida, para a Creche do Jardim São Pedro (Avenida Paulo VI, 400), em Cezar de Souza, onde permanece de quarta a sexta-feira (29 a 31/10). Nestes locais, o atendimento também será por livre demanda, das 8h às 17 horas.
Atualmente, a rede municipal realiza 1.564 mamografias por mês, mas durante o Outubro Rosa, a oferta foi dobrada, superando 3 mil atendimentos. Apenas a carreta realizará cerca de 50 exames por dia, totalizando 1.000 mamografias no mês. A Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA) de Jundiapeba fará mais 220 exames, enquanto o convênio com a Santa Casa de Mogi das Cruzes garantirá outros 300.
Em janeiro, havia uma fila de espera de 3 mil mamografias. Nos últimos meses, este número foi reduzido e, hoje, há mais oferta do que demanda em Mogi das Cruzes.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destaca que a ação consolida Mogi das Cruzes como referência em prevenção e diagnóstico precoce. “O objetivo da Secretaria é levar os serviços de saúde cada vez mais perto da população, aproveitando a força das campanhas para estimular o autocuidado. A carreta leva o exame até os bairros e, agora, ao Parque da Cidade, em um evento que reforça que a prevenção salva vidas”, afirma.
A programação do Outubro Rosa segue até o final deste mês, com atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), incluindo rodas de conversa sobre prevenção, exames de Papanicolau em livre demanda e solicitações de mamografia para pacientes que não puderem comparecer à carreta.
As unidades com horário estendido - UBS Alto do Ipiranga, UBS Vila Suíssa, UBS Jardim Santa Tereza e USF Nova Jundiapeba - também oferecerão exames de Papanicolau, testes rápidos de ISTs, vacinação contra HPV (para jovens de 9 a 19 anos) e atendimento odontológico.
Ainda dentro da programação, destaca-se a campanha de arrecadação de lenços, turbantes oncológicos e leite em pó, promovida pelo Fundo Social, destinada a entidades que atendem pacientes em tratamento oncológico. Também são realizadas ações de acolhimento e entrega de flores e cartões motivacionais escritos à mão por servidores da Prefeitura Municipal a pacientes nas unidades de saúde da cidade.
A programação completa do Outubro Rosa está disponível no site da Prefeitura: www.mogidascruzes.sp.gov.br.
Prefeitura avança em projetos para recuperar bons indicadores de gestão após quedas no período 2021-2024
Operação conjunta da GCM e Fiscalização fecha dois estabelecimentos irregulares
Estão abertas as inscrições para ocupação do Theatro Vasques durante o 1º semestre de 2026
Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficina de Genealogia na segunda, dia 27
Oitavas de final da Copa Mogi de Futebol Amador começam neste domingo, com jogos no Nogueirão