Carreta da Mamografia leva exames ao Parque da Cidade, neste sábado (25/10)

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

24 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Carreta da Mamografia segue percorrendo diferentes regiões de Mogi das Cruzes, ampliando o acesso ao exame para mulheres de 40 a 74 anos, em livre demanda, sem necessidade de pedido médico. A ação integra a programação do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste sábado (25/10), a unidade móvel no Parque da Cidade (Rua Jardelina de Almeida Lopes, 451, Parque Santana), das 8h às 17h, durante a realização da 14ª Caminhada da Kobayashi. 

A atividade tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, fortalecendo o cuidado com a saúde da mulher.

Na próxima semana, a carreta segue para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oropó (Av. Kaoru Hiramatsu, 2.390), na segunda e terça-feira (27 e 28/10) e, em seguida, para a Creche do Jardim São Pedro (Avenida Paulo VI, 400), em Cezar de Souza, onde permanece de quarta a sexta-feira (29 a 31/10). Nestes locais, o atendimento também será por livre demanda, das 8h às 17 horas.

Atualmente, a rede municipal realiza 1.564 mamografias por mês, mas durante o Outubro Rosa, a oferta foi dobrada, superando 3 mil atendimentos. Apenas a carreta realizará cerca de 50 exames por dia, totalizando 1.000 mamografias no mês. A Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA) de Jundiapeba fará mais 220 exames, enquanto o convênio com a Santa Casa de Mogi das Cruzes garantirá outros 300.

Em janeiro, havia uma fila de espera de 3 mil mamografias. Nos últimos meses, este número foi reduzido e, hoje, há mais oferta do que demanda em Mogi das Cruzes. 

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destaca que a ação consolida Mogi das Cruzes como referência em prevenção e diagnóstico precoce. “O objetivo da Secretaria é levar os serviços de saúde cada vez mais perto da população, aproveitando a força das campanhas para estimular o autocuidado. A carreta leva o exame até os bairros e, agora, ao Parque da Cidade, em um evento que reforça que a prevenção salva vidas”, afirma.

A programação do Outubro Rosa segue até o final deste mês, com atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), incluindo rodas de conversa sobre prevenção, exames de Papanicolau em livre demanda e solicitações de mamografia para pacientes que não puderem comparecer à carreta.

As unidades com horário estendido - UBS Alto do Ipiranga, UBS Vila Suíssa, UBS Jardim Santa Tereza e USF Nova Jundiapeba - também oferecerão exames de Papanicolau, testes rápidos de ISTs, vacinação contra HPV (para jovens de 9 a 19 anos) e atendimento odontológico.

Ainda dentro da programação, destaca-se a campanha de arrecadação de lenços, turbantes oncológicos e leite em pó, promovida pelo Fundo Social, destinada a entidades que atendem pacientes em tratamento oncológico. Também são realizadas ações de acolhimento e entrega de flores e cartões motivacionais escritos à mão por servidores da Prefeitura Municipal a pacientes nas unidades de saúde da cidade.

A programação completa do Outubro Rosa está disponível no site da Prefeitura: www.mogidascruzes.sp.gov.br.