CCZ é acionado para capturar gato-mourisco avistado no bairro Taboão
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes foi acionada no final da tarde desta sexta-feira (24/10) para capturar um felino silvestre de rara aparição: o gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), também conhecido como jaguarundi.
O animal foi avistado por funcionários de uma obra no bairro Taboão, descansando à sombra de uma placa solar. Quando os trabalhadores se aproximaram, o felino reagiu de forma defensiva e acabou fugindo antes da chegada dos agentes do CCZ.
Essa não é a primeira vez que a espécie é registrada no município. Em 2016, um filhote de gato-mourisco foi resgatado pelo próprio CCZ, após ser encontrado debilitado em área urbana.
O diretor da Vigilância em Saúde, Jefferson Leite, destaca que situações como essa reforçam a necessidade de equilíbrio entre a expansão urbana e a preservação ambiental.
“O aparecimento do gato-mourisco mostra que nossa cidade ainda mantém áreas de mata nativa importantes para a fauna silvestre. É fundamental que a população respeite esses espaços e acione o CCZ sempre que identificar um animal silvestre fora do seu habitat. Proteger a vida silvestre é proteger o nosso próprio equilíbrio ambiental”, afirma.
O gato-mourisco é uma espécie ameaçada de extinção, e sua presença em áreas urbanas é cada vez mais rara.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes reforça que, em caso de avistamento de animais silvestres, a orientação é não se aproximar, não tentar capturar e entrar em contato imediatamente com o CCZ pelos telefones (11) 4798-6785 e 4798-6917, garantindo o bem-estar da fauna e a segurança da comunidade.
Rua Mais Feliz reúne 1,2 mil pessoas no Botujuru neste sábado
Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral
Mais de 700 mogianos participam da Operação Direção Segura
Nogueirão recebe disputas das quartas de final da Copa Mogi de Futebol Amador neste domingo
Operação da GCM de Mogi detém um e apreende mais de 1.200 porções de drogas