Prefeitura inicia mais uma etapa do Programa Pró-Visão com 1,6 mil exames oftalmológicos gratuitos
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, inicia nesta quinta-feira (09/10) mais uma etapa do Programa Pró-Visão, em parceria com o Lions Clube Mogi das Cruzes, que traz a van de consultas e exames oftalmológicos de volta à cidade, para a realização de mais 1,6 mil atendimentos.
No início de 2025, o município contabilizava 14.757 pessoas aguardando consultas e exames de oftalmologia. Atualmente, 4.778 pacientes esperam pelo serviço.
Desta vez, o atendimento será direcionado a pessoas acima de 60 anos de idade, que já estavam cadastradas e aguardavam na fila, sendo chamadas diretamente pela equipe da Secretaria. Os atendimentos acontecerão neste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na UNICAFISIO, no bairro Rodeio.
Segundo a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, a nova fase reforça o compromisso da administração municipal com o cuidado integral à saúde e o enfrentamento da demanda reprimida de consultas e exames oftalmológicos na rede pública, registrada nos últimos anos.
“Nosso objetivo é garantir que cada mogiano tenha acesso a um atendimento oftalmológico de qualidade e dentro do menor tempo possível. Com o Pró-Visão, estamos avançando no cuidado com a saúde e devolvendo qualidade de vida para milhares de pessoas”, destaca a secretária.
Pró-Visão
Lançado no início de 2025, o Programa Pró-Visão vem sendo executado em diversas fases. No mês de janeiro foi realizado mutirão de consultas em parceria com a Clínica Boucault, com 750 atendimentos;
Em junho, teve início do Mutirão de Cirurgias de Catarata com a Santa Casa, com meta de 908 procedimentos até dezembro, ampliando a capacidade mensal de cirurgias de 45 para 159.
Já em julho começou a força-tarefa em parceria com o Lions Clube de Mogi das Cruzes, com 613 atendimentos na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba. A ação seguiu em julho e agosto, na UnicaFisio, no Rodeio, com 1,5 mil pacientes atendidos entre adultos e crianças.
Agora, em outubro, o programa retoma os atendimentos em nova rodada do mutirão oftalmológico, com foco no público acima de 60 anos.
Vale destacar que o Programa Pró-Visão também foi ampliado em agosto, com o início do maior mutirão oftalmológico da história de Mogi das Cruzes, que totalizará 8 mil atendimentos especializados ao longo de oito meses, na Santa Casa de Mogi das Cruzes, responsável por ampliar o número de consultas oftalmológicas mensais de 500 para 1.500, com investimento total de R$ 400 mil da Prefeitura.
Prefeitura avança em projetos para recuperar bons indicadores de gestão após quedas no período 2021-2024
Operação conjunta da GCM e Fiscalização fecha dois estabelecimentos irregulares
Estão abertas as inscrições para ocupação do Theatro Vasques durante o 1º semestre de 2026
Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficina de Genealogia na segunda, dia 27
Oitavas de final da Copa Mogi de Futebol Amador começam neste domingo, com jogos no Nogueirão