Prefeitura retoma atividades da Coordenadoria de Gerência Hospitalar (COGERH), no Hospital Municipal
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, retoma as atividades da Coordenadoria de Gerência Hospitalar (COGERH) no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em cumprimento à Lei Municipal nº 6.869, de 12 de dezembro de 2013 . A medida tem como objetivo aprimorar o fluxo hospitalar e de atendimentos, fortalecer a análise e fiscalização da gestão hospitalar e garantir mais transparência e qualidade nos serviços prestados à população.
Formada por técnicos da área da Saúde da Prefeitura, a COGERH é responsável por assessorar a Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar na gestão da assistência hospitalar, integrando as unidades municipais. Entre suas funções estão o monitoramento das atividades técnicas e administrativas desenvolvidas pelos hospitais, a validação das prestações de contas e a avaliação de indicadores de desempenho das unidades sob contrato de gestão.
A estrutura do COGERH é composta pela coordenadora Drª Sandra Maria Bertaiolli, chefe de Divisão, Aline Santos de Lara, administradora hospitalar, Maria Firmino, contador Edilson Vieira Domingos, médicos Drª Tamara Gomes Marques e Drª Danielle Miki Iwao, enfermeiros Hector Trevor Campos da Silva e Renato Alves da Silva, auxiliares de Apoio Administrativo Rita Marcele Leme dos Santos, Ezequiel Melo e Ana Paula da Cruz Soares e a estagiária Franciele Moraes.
Com a retomada dos trabalhos no Hospital Municipal, cuja administração é feita pela Organização Social de Saúde Fundação do ABC (FUABC), a equipe da COGERH passa a atuar diretamente na fiscalização, acompanhamento de metas e controle de indicadores assistenciais e administrativos, promovendo uma gestão mais eficiente e alinhada às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa também está em sintonia com o Plano Municipal de Integridade da atual gestão, reforçando o compromisso da Prefeitura em assegurar processos mais transparentes, integrados e responsáveis em todas as áreas da administração municipal.
O vice-prefeito Téo Cusatis ressalta o impacto positivo da medida, apontando que a reativação da Coordenadoria representa um importante passo na consolidação de um sistema de saúde mais moderno, eficiente e acessível, em consonância com os princípios do SUS e as diretrizes da atual gestão municipal. “Essa retomada mostra o empenho da administração municipal em fortalecer a estrutura pública de saúde e garantir que cada serviço funcione com responsabilidade e resultados concretos. A população é a maior beneficiada quando temos uma gestão técnica, transparente e integrada”, enfatiza.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destaca que a retomada da COGERH representa um avanço importante na integração do sistema de saúde. “Com a COGERH novamente atuando dentro do Hospital Municipal, garantimos um acompanhamento técnico mais próximo, mais controle sobre os contratos e, principalmente, mais transparência e eficiência no atendimento à população. Essa presença constante reforça nosso compromisso com a qualidade da assistência e com a boa aplicação dos recursos públicos”, afirmou.
Prefeitura avança em projetos para recuperar bons indicadores de gestão após quedas no período 2021-2024
Operação conjunta da GCM e Fiscalização fecha dois estabelecimentos irregulares
Estão abertas as inscrições para ocupação do Theatro Vasques durante o 1º semestre de 2026
Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficina de Genealogia na segunda, dia 27
Oitavas de final da Copa Mogi de Futebol Amador começam neste domingo, com jogos no Nogueirão