Vigilância Sanitária interdita fábrica de gelo saborizado e descarta mais de 400 quilos de produtos impróprios
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes, em parceria com o Departamento de Fiscalização de Posturas, realizou nesta segunda-feira (13/10) uma ação de fiscalização em uma fábrica de gelo saborizado localizada no bairro do Oropó. A operação resultou na interdição do estabelecimento e no descarte de 429 quilos de gelo saborizado e 72 quilos de polpas de frutas congeladas, produzidos sem autorização e sem o devido registro junto aos órgãos sanitários competentes.
Durante a vistoria, as equipes constataram que os produtos não apresentavam as informações obrigatórias de qualidade e segurança, como data de validade, número de lote e identificação do fabricante, em desacordo com as normas sanitárias. Além disso, a fabricação de gelo saborizado não é uma categoria permitida pela legislação vigente.
Diante das irregularidades, a empresa foi autuada por funcionamento irregular e fabricação de produtos em desacordo com a legislação sanitária, tendo suas atividades paralisadas. Para retomar o funcionamento, o responsável deverá regularizar o estabelecimento dentro de uma atividade permitida e atender todas as exigências legais.
A chefe da Vigilância Sanitária Municipal, Débora Iolanda Cardoso dos Santos, destaca a importância da ação para proteger a saúde da população e garantir que os produtos comercializados tenham origem segura e estejam em conformidade com as normas sanitárias. “Nosso papel é prevenir riscos e assegurar que o consumidor tenha acesso a alimentos e bebidas de qualidade”, explica.
A fiscalização foi desencadeada durante o trabalho de inspeção em adegas e estabelecimentos de bebidas, intensificado nas últimas semanas em função dos casos de intoxicação por metanol registrados na capital paulista e em outras regiões do Estado. Foi nesse contexto que as equipes chegaram à fábrica de gelo saborizado, identificando a produção irregular e adotando as medidas cabíveis.
“Estamos fazendo um intenso trabalho de fiscalização em toda a cidade para evitar que estabelecimentos funcionem de forma irregular ou comercialize produtos inadequados, porque também é uma questão de segurança pública. Sempre priorizaremos a proteção da vida e o cumprimento da legislação”, explica Gilberto Ito, secretário municipal de Segurança.
Prefeitura avança em projetos para recuperar bons indicadores de gestão após quedas no período 2021-2024
Operação conjunta da GCM e Fiscalização fecha dois estabelecimentos irregulares
Estão abertas as inscrições para ocupação do Theatro Vasques durante o 1º semestre de 2026
Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficina de Genealogia na segunda, dia 27
Oitavas de final da Copa Mogi de Futebol Amador começam neste domingo, com jogos no Nogueirão