Unificação de dados da Prefeitura de Mogi das Cruzes traz mais rapidez para o planejamento de políticas públicas

Secretaria de Transparência e Dados Abertos

03 de agosto de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Coordenadoria de Análises e Gestão de Dados (Codata) da Prefeitura de Mogi das Cruzes segue no trabalho de mapeamento e levantamento de dados junto ao Departamento de Tecnologia Educacional (DTE) da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é unificar dados e informações de vários setores da Prefeitura para que o poder público tenha mais agilidade para solucionar os desafios da cidade.  

“Com a unificação dos bancos de dados da Educação, Assistência Social e Saúde, por exemplo, será possível identificar crianças que vão à escola, mas estão faltando a consultas em uma UBS, ou ainda aquelas que são atendidas pela Assistência Social, mas ainda não estão estudando. Com estas informações será possível planejar políticas públicas voltadas à 1ª Infância, como o atendimento educacional”, explica o secretário de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto.  

Dentre os aspectos considerados, a Codata vem utilizando ferramentas tecnológicas para mapear dados de mobilidade urbana e de localização das regiões ondem vivem os mais de 47 mil alunos da rede municipal de Educação. 

“Ao conectar, organizar e cruzar os dados de vários setores da prefeitura, é possível mapear a realidade da população com mais rapidez e precisão. São avanços que trarão mais eficiência na tomada de decisões dos serviços públicos que beneficiam direta e indiretamente o cidadão”, explica Thiago Florêncio, coordenador de Análises e Gestão de Dados da Prefeitura. “Para se ter uma ideia, é uma mudança comparável a fazer uma pesquisa escolar em três bibliotecas diferentes, tomando ônibus para se deslocar de um ponto ao outro e fazendo fotocópias das páginas dos livros, ou fazer a mesma pesquisa em um buscador da Internet - o trabalho de horas pode ser executado em alguns minutos, dando ao gestor público a capacidade de tomar decisões mais efetivas para a população”, completa.

Para a execução dos trabalhos de forma alinhada às normas técnicas e de segurança e sigilo de dados, a Codata vem utilizando os conhecimentos adquiridos nas sessões de mentoria no programa Acelerador de Dados do City Data Alliance da Bloomberg Philanthropies, que recentemente concedeu à Prefeitura de Mogi das Cruzes a certificação What Works Cities nível Prata no uso de dados e evidências para a tomada de decisões.