Semae apresenta trabalho de educação ambiental na Feira Nacional de Saneamento
Serviço Municipal de Águas e Esgotos
Fenasan é considerada o maior evento de saneamento ambiental das Américas

O Semae Mogi das Cruzes apresentou, no último dia da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), nesta quinta-feira (23/10), suas ações de educação ambiental desenvolvidas com estudantes do município. A Fenasan foi realizada dos dias 21 a 23 de outubro, em São Paulo, e é considerada o maior evento de saneamento ambiental das Américas. Organizado pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), aborda a temática da gestão de resíduos sólidos, reciclagem, limpeza pública, saneamento urbano e geração de energia sustentável. O tema deste ano foi “Saneamento e inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.
A apresentação do Semae foi o artigo “Projeto de Educação Ambiental Amigo da Água”, de autoria das servidoras da autarquia Juliana Fernandes Machado Calmon de Jesus (engenheira ambiental que fez a apresentação) e Jenifer Clarisse Pereira da Silva (técnica em saneamento). O artigo aborda o programa “Educação Ambiental em Saneamento Básico” desenvolvido em Mogi das Cruzes pela Comissão de Educação Ambiental do Semae, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
“O Semae foi destaque na Fenasan com nosso projeto de Educação Ambiental. Agradeço a toda equipe da autarquia que diariamente trabalha para levar educação ambiental e também mais qualidade de vida para as pessoas. É uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli aperfeiçoar cada vez mais os nossos serviços”, afirmou o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, que prestigiou o evento.
O projeto foi criado no ano passado, por meio de um modelo-piloto desenvolvido inicialmente na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, em Jundiapeba, de abril a novembro. Mas o trabalho segue em 2025, quando foi ampliado e levado à Escola Municipal Monteiro Lobato, na Ponte Grande, e ao Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Professor José Limongi Sobrinho, no Botujuru.
O objetivo é sensibilizar e educar estudantes sobre temas como o ciclo da água e a distribuição da água no planeta, rio Tietê, poluição, tratamento de água, uso consciente, esgoto doméstico, reúso de água, drenagem e resíduos sólidos.
A Comissão de Educação Ambiental da autarquia também é formada pelos servidores Marli de Lima Cardoso, Matheus Mozart, Penha de Cássia Nogueira de Matos e Raphael Carlos dos Santos.
Copa Mogi de Futebol Amador tem primeiros classificados para as quartas de final
Prefeitura de Mogi das Cruzes convida comerciantes para participarem do Mutirão de Empregos
Mogi das Cruzes promove a 10ª Semana do Hip Hop entre os dias 6 e 9 de novembro
Previsão do Orçamento de 2026 é de R$ 3,2 bilhões; projeto de lei será enviado à Câmara nesta quinta (30)
Feira Noturna de Braz Cubas entra no clima do Halloween com concurso de fantasias e música ao vivo