Proteção e Atendimento Integral à Família

Favorito Imprimir Assistência Social e Habitação


Descrição:

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF consiste no trabalho social com famílias, realizado pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que prevê ações periódicas e contínuas que possuem o objetivo de fortalecer a proteção às famílias que se encontram em vulnerabilidade social e de suas relações sociais no território onde vivem, prevenindo a ruptura de laços familiares e comunitários, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O PAIF realiza ações com famílias que possuem pessoas que precisam de cuidado, com foco na troca de informações sobre questões relativas à primeira infância, a adolescência, à juventude, o envelhecimento e deficiências a fim de promover espaços de troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades na superação das vulnerabilidades sociais, articulando o acesso: a programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais, a serviços socioassistenciais e demais serviços públicos.

As famílias que buscam o serviço encontram-se em vulnerabilidade decorrente da privação ou ausência de renda, de precário ou nulo acesso as políticas públicas, de fragilização dos vínculos afetivos e comunitário resultante de qualquer tipo de discriminação, entre outras.

Telefone:

De acordo com o CRAS de referência

E-mail:

De acordo com o CRAS de Referência

Local de entrada: Dia e horário de atendimento:

Segunda à sexta, das 08:00 às 17:00

Secretarias e Órgãos envolvidos:
  • Secretaria de Assistência Social
Meios de contato:

De acordo com o CRAS de Referência

Observações:

O PAIF é realizado através dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Consulte o documento anexo para verificar o CRAS de referência do bairro.

Anexos: