Ação de conscientização atende 300 motociclistas e marca a Semana de Prevenção a Sinistros
Secretaria de Mobilidade e Trânsito








A Semana Nacional de Prevenção a Sinistros com Motociclistas foi marcada na manhã desta terça-feira (29/07) por uma ação de conscientização realizada na praça Francisco Ribeiro Nogueira, na região central. A ação teve a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, do Detran-SP, as concessionárias Ecopistas e CNL e empresas de transporte coletivo.
Durante toda a manhã, os motociclistas que passaram pela região receberam material informativo e de orientação sobre comportamento seguro em ruas, avenidas e rodovias. Representantes das concessionárias fizeram a entrega de antenas para ampliar a segurança dos motociclistas, principalmente com relação a linhas cortantes.
Cerca de 300 motociclistas receberam orientações durante a ação, que impactou em torno de 3 mil pessoas que circularam pela região da praça Francisco Ribeiro Nogueira durante a manhã.
“Os motociclistas fazem parte do principal grupo de risco para a ocorrência de sinistros com vítima no país. Assim, ações voltadas à segurança deste público são importantes para um trânsito mais seguro e estão presentes na programação da equipe de segurança viária. Nosso objetivo é colaborar para salvar vidas”, explicou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama.
De acordo com o Atlas da Violência 2025, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Brasil registrou taxa de 6,3 mortes por 100 mil habitantes em 2023 em sinistros envolvendo motociclistas. Foram quase 13,5 mil siistros com óbitos envolvendo motociclistas no país.
Já de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), as internações envolvendo motociclistas custaram mais de R$ 257 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 2024.
“A Semana Nacional de Prevenção a Sinistros com Motociclistas e o Dia Nacional do Motociclista, celebrado em 27 de julho, são momentos importantes para reforçar a necessidade conscientização sobre um comportamento mais seguro no trânsito”, completou o secretário.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito realiza uma série de ações durante todo o ano voltadas à educação para o trânsito e à segurança viária. Entre os destaques deste trabalho estão a Escola Mirim de Trânsito, ações educativas, distribuição de materiais voltados à educação para o trânsito e ações especiais, como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, que será realizada em setembro. Até aqui, já foram beneficiadas cerca 18 mil pessoas com as ações realizadas pela administração municipal em 2025.
Mais informações sobre as atividades voltadas à segurança viária em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.

1ª Gincana Poliesportiva 60+ reúne mais de 500 pessoas

Prefeita Mara Bertaiolli homenageia escolas municipais premiadas pelo Programa Alfabetiza Juntos SP

Festival de Inverno de Mogi das Cruzes encerra programação com concerto sinfônico na sexta, 1

Serviços oferecidos à população durante a Rua Mais Feliz no Parque da Cidade beneficiam milhares de pessoas

Ação de conscientização atende 300 motociclistas e marca a Semana de Prevenção a Sinistros