Serviços oferecidos à população durante a Rua Mais Feliz no Parque da Cidade beneficiam milhares de pessoas

Secretaria de Esportes e Lazer

29 de julho de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Os serviços oferecidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes durante a edição do último domingo (27/07) da Rua Mais Feliz atenderam milhares de mogianos que foram até o Parque da Cidade. Cerca de 10 mil pessoas estiveram no evento, que levou diversão e cidadania para a população. A próxima edição acontecerá neste sábado (02/08), na escola municipal Desembargador Armindo Freire Mármora, no Jardim das Bandeiras.

“O Parque da Cidade estava lindo, cheio de gente. É isso que a gente quer: trazer para os mogianos serviços, diversão e a qualidade que a nossa população merece”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli, que acompanhou o evento no último domingo.

Cerca de 1.000 pessoas participaram das clínicas e atividades esportivas disponibilizadas pela Rua Mais Feliz. Foram desenvolvidas ações nas modalidades strong kids, beach tennis, tênis, taekwondo ponsê, capoeira, tênis de mesa, xadrez, damas, dominó, futebol de botão, break dance, vôlei de areia, badminton, futebol de amputados, futebol, xadrez adaptado, boxe e ritmos.

Outro destaque de atendimento para a população foi as atividades voltadas opara a educação para o trânsito e segurança viária, com a distribuição de 1,5 mil kits pela equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito. A Guarda Civil Municipal também esteve presente, com atendimento a 500 crianças na atividade que permitia conhecer o funcionamento das viaturas, enquanto cerca de 200 pessoas acompanharam a apresentação do Canil da corporação.

Na área da Saúde, 217 pessoas passaram por avaliação odontológica gratuita e 120 participantes fizeram testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (IST). Já 90 pessoas passaram pelo serviço de vacinação, 88 participantes receberam orientação nutricional, 81 mogianos tiveram atendimento de auriculoterapia e 35 pessoas receberam orientações sobre combate ao tabagismo.

A ação de contação de histórias, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, atendeu cerca de 600 pequenos, enquanto 90 crianças receberam tranças nagô - uma iniciativa do Fundo Social. A Secretaria Municipal de Assistência Social também ofereceu atividades de contação de histórias para 80 participantes. A pasta também realizou 120 atendimentos de pintura facial, com a equipe do projeto Cria Mundo, e fez quatro orientações sobre Cadastro Único.

O Espaço Pets foi outro destaque da edição da Rua Mais Feliz, com 500 visitas. A Secretaria Municipal do Verde e Proteção Animal também fez a doação de 100 mudas e o plantio de 50 árvores no Parque da Cidade. Ainda nas atividades ambientais, o Semae atendeu 56 pessoas no jogo interativo Amigo da Água, voltado para a conscientização.

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar beneficiou 200 pessoas com a atividade que ensina o plantio de hortaliças. Além disso, 50 mudas foram distribuídas para os participantes.

Na área social, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou 38 atendimentos jurídicos gratuitos na Rua Mais Feliz. Além disso, 23 pessoas receberam orientações sobre habitação e regularização fundiária e duas pessoas foram encaminhadas para vagas do programa Emprego Mogi.

Na parte cultural, o palco da Rua Mais Feliz no Parque da Cidade recebeu o Quinteto Popular da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, apresentações da Companhia Artística Mayara Resende, dos alunos da Casa do Hip-Hop e do músico Breno, além de apresentações esportivas.

Manutenção e zeladoria

As edições da Rua Mais Feliz também levaram serviços de manutenção urbana e zeladoria ao Parque da Cidade e a regiões próximas. Os trabalhos foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria. Foi realizada a pintura de 2.985 metros de guias e a pintura de 70 postes em ruas adjacentes.

A rua Maria Antonieta Melo Freire Conceição foi pavimentada no trecho entre a rua Lara e a avenida Henrique Eroles, em uma área de 900 metros quadrados. As ruas próximas ao Parque da Cidade também tiveram 26 buracos tapados pelas equipes de conservação viária.

O piscinão do Parque Santana, que fica ao lado do parque, recebeu serviços de limpeza e as equipes responsáveis pelas áreas verdes realizou a poda de 100 árvores no Parque da Cidade, ruas adjacentes e na praça Deputado Paulo Kobayashi, conhecida como Praça do Oito. No local também 20 bancos também receberam pintura e manutenção.

O Parque da Cidade também recebeu um mutirão de zeladoria, com a pintura de 70 bancos e de 410 metros quadrados de muretas dos equipamentos esportivos. Passaram por manutenção 462 metros quadrados de piso, 2.100 metros quadrados de pista de caminhada, 380 metros quadrados de quadras de basquete, 904 metros quadrados de quadras de tênis. Também tiveram recuperação 35 floreiras, 130 metros de estruturas metálicas, 6 traves de futebol, 18 churrasqueiras e as duas entradas do parque. O estacionamento do Parque da Cidade recebeu nivelamento, cascalhamento e aplicação de material.

As equipes de limpeza pública realizaram a capinação de 56.110 metros quadrados de área dentro do Parque da Cidade e a troca de 30 papeleiras. Na iluminação pública, foram feitos 36 atendimentos para troca de lâmpadas e outras manutenções.