Agricultura alerta produtores sobre atualização obrigatória de rebanhos
Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
O alistamento acontece entre os dias 1º de novembro e 15 de dezembro; A ação é obrigatória para todo tipo de rebanho, sob pena de acarretar bloqueio da movimentação de animais e impedir a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), além de possíveis s



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar faz um alerta aos produtores rurais do município: está em vigência, desde o dia 1º de novembro, o prazo da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo para a Campanha de Atualização de Rebanhos do segundo semestre, junto ao sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). O período segue até 15 de dezembro e é obrigatório para todos os proprietários rurais que possuem bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas (colmeias) e bicho-da-seda. A não atualização das informações pode acarretar bloqueio da movimentação de animais e impedir a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), além de possíveis sanções administrativas.
A veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Alessandra Yukie Suiama conta que, em Mogi das Cruzes, a atividade pecuária tem menor escala, porém de grande relevância para o equilíbrio produtivo e econômico local. “Temos muitos produtores de leite e derivados que mesmo em pequenas propriedades, requer controle e atualização dos dados tanto para questão de rastreabilidade como para garantia da sanidade dos animais”, afirma. Para ela, a atualização cadastral é fundamental para manter a vigilância sanitária e o controle de doenças nos rebanhos. "Atualização cadastral é obrigatória, mas ela protege o produtor, fortalece o agronegócio local e contribui diretamente para a segurança alimentar da população”, destaca Alessandra.
A profissional conta que existe em Mogi 73 propriedades leiteiras, conforme o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA 2017).
O secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, lembra que a prevenção continua é o melhor caminho para garantir a saúde do rebanho e também do alimento produzido. “A vacinação e a atualização dos rebanhos são barreiras de proteção entre o campo e a mesa do consumidor. Elas asseguram a sanidade dos animais e evitam que produtos de origem animal levem riscos às famílias mogianas”, enfatiza o secretário.
Como fazer a atualização
A declaração pode ser feita diretamente no sistema GEDAVE, disponível no site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Também é possível realizar o procedimento pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária ou por e-mail, mediante envio do formulário disponível em:
https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/FORMULARIOS-CAMPANHA_NOVEMBRO_25.pdf
A Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar de Mogi está à disposição para orientar os produtores quanto aos procedimentos de atualização e reforça que o cumprimento da medida é estratégico para a saúde coletiva e a segurança alimentar do município.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-5136.
Vítima aciona app SOS Mulher Mogiana e GCM prende homem por descumprir medida protetiva
Próxima edição do projeto Rua Mais Feliz será neste sábado no CEMPRE do Botujuru
Prefeitura de Mogi promove Mutirão de Empregos em parceria com o Sincomércio
Mogi das Cruzes abre inscrições para oficinas culturais Giro Aldir Blanc
Roteirinho do Patrimônio promove passeio guiado - edição especial Consciência Negra