Vítima aciona app SOS Mulher Mogiana e GCM prende homem por descumprir medida protetiva
Secretaria de Segurança
Suspeito ultrapassou a distância estabelecida pela Justiça em relação à vítima e fugiu, mas guardas conseguiram detê-lo
O aplicativo SOS Mulher Mogiana, lançado pela prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, em agosto, ajudou a preservar a vida de uma moradora do Jardim Margarida e a deter um homem que descumpriu uma medida protetiva estabelecida pela Justiça.
Na manhã de quarta-feira (05/11), uma mulher acionou o aplicativo, que, automaticamente, enviou um aviso ao Centro de Operações Integradas (COI). Uma equipe da Guarda Civil Municipal foi até lá, deu o apoio à vítima e, em seguida, saiu em patrulhamento para localizar o suspeito.
A mulher relatou aos guardas que o homem estava próximo à sua casa, fazendo ameaças a ela e, ao perceber a chegada da viatura, fugiu.
Os GCMs seguiram em diligência pelo bairro e, ao passarem pela rua Dalila, encontraram o suspeito, que seguia de volta para a residência da vítima.
Eles o abordaram e, ao consultarem seus dados pessoais, constataram que se tratava do homem indicado pela moradora. Como ele descumpriu a medida protetiva, ultrapassando os limites estabelecidos pela Justiça, foi conduzido pelos guardas à Central de Polícia Judiciária, onde permaneceu preso.
“O aplicativo SOS Mulher Mogiana é mais uma ferramenta criada na cidade de Mogi das Cruzes para garantir a segurança das mulheres. Hoje, mais de 100 mulheres estão cadastradas, mas todas que têm medidas protetivas têm direito”, explicou o prefeito em exercício, Téo Cusatis.
SOS Mulher Mogiana
O aplicativo SOS Mulher Mogiana é uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes criada para ampliar a proteção às vítimas de violência doméstica. A plataforma é direcionada exclusivamente para que mulheres com medidas protetivas possam acionar socorro imediato em casos de urgência. Atualmente, 281 mulheres mogianas vivem com medida protetiva. Destas, 115 fizeram o cadastro no app.
O aplicativo, acessível e de acionamento discreto, envia um sinal de socorro para o COI, que libera a viatura mais próxima ao local da vítima, utilizando o georreferenciamento para identificar a localização e garantir atendimento no menor prazo possível.
A Patrulha Maria da Penha já realiza o acompanhamento das vítimas, por meio de rondas com contato pessoal, ligações e mensagens de Whatsapp.
Vítima aciona app SOS Mulher Mogiana e GCM prende homem por descumprir medida protetiva
Próxima edição do projeto Rua Mais Feliz será neste sábado no CEMPRE do Botujuru
Prefeitura de Mogi promove Mutirão de Empregos em parceria com o Sincomércio
Mogi das Cruzes abre inscrições para oficinas culturais Giro Aldir Blanc
Roteirinho do Patrimônio promove passeio guiado - edição especial Consciência Negra