Aluna da EM Waldir Paiva é a vencedora do concurso de redação do projeto “Você quer? Você pode”
Secretaria de Educação
Estudante falou sobre o sonho de ser professora e levou o primeiro lugar do concurso




A estudante Camile Vitória de Almeida da EM Dr. Waldir Paiva de Oliveira Freitas, em Braz Cubas, conquistou o primeiro lugar no 11º Concurso de Redação do projeto “Você quer? Você pode!”, iniciativa do Instituto Julio Simões, braço social da SIMPAR, em parceria com a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. A premiação aconteceu nesta quarta-feira (03/12) no auditório do Centro de Memória e Cultura Julio Simões, em Braz Cubas e reuniu pais, familiares, educadores e alunos.
“Agradecemos a parceria com o Instituto Julio Simões neste projeto, que valoriza a história de um grande empreendedor de nossa cidade, o sr. Julio Simões, um exemplo para os nossos alunos. Em cada redação, vemos o fruto do trabalho realizado pelas nossas escolas em conjunto com as famílias, dando asas para que nossas crianças sonhem e acreditem na realização de seus projetos. Parabéns a todos que participaram. Que todos sigam seus sonhos e possam contribuir para o futuro da nossa cidade”, disse a secretária de Educação, Darly Carvalho.
O concurso de redação teve como tema “Os caminhos que devo seguir para realizar meu sonho”. A aluna vencedora falou sobre seu sonho de ser professora. “Foi muito legal. Eu queria muito mesmo. Eu sempre via a minha professora estudando e sabia que um dia estaria lá. Acho que vou ser uma boa professora”, contou Camile. A professora da turma se emocionou com a vitória da estudante. “Eu sou de uma geração nova de professores, estou há apenas três anos lecionando. Saber que o meu trabalho está sendo visto pela criança e que ela imagina estar no meu lugar um dia, para mim é tudo”, disse Stefani Lima de Abreu.
O segundo lugar ficou com Vitória Maria Franco Monteiro, aluna da professora Fabiana Aparecida da Silva Costa, da EM Profª Cynira Oliveira de Castro, na Vila Suissa. A estudante escreveu sobre seu sonho de ser desenhista e ter seu próprio estúdio. Davi Lucas dos Santos Sales, que sonha em ser médico cardiologista, levou o terceiro lugar. O estudante é da turma da professora Ivone de Mello Monteiro, da EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna, de Taiaçupeba.
As redações foram avaliadas por uma comissão formada por representantes do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, do instituto e da Diretoria de Comunicação Corporativa da SIMPAR. Os autores das três melhores e suas professoras receberam um notebook (1º lugar), um tablet (2º lugar) e um smartphone (3º lugar).
Para o Instituto Julio Simões, o concurso é uma forma de reconhecer o esforço dos estudantes e, ao mesmo tempo, reforçar o valor da educação como caminho para novas oportunidades. “A mensagem que deixamos é de que vale a pena o esforço e a dedicação. É importante sonhar, ter projetos e trabalhar por eles”, disse Bia Andari, gerente do Instituto. A cerimônia de premiação conclui o cronograma anual de visitas escolares ao espaço da empresa.
Neste ano, 30 escolas da rede municipal participaram do projeto, somando 82 turmas e 2.348 crianças do 4º ano do ensino fundamental, acompanhadas por professores. As visitas ao Centro de Memória e Cultura Julio Simões aconteceram entre o início de maio e o final de outubro, período em que os estudantes conheceram a história do Grupo SIMPAR e do seu fundador, além de refletirem sobre temas como migração, relação campo–cidade, desenvolvimento industrial e as transformações da logística no Brasil nas últimas décadas.
Em 10 meses, Semae Mogi das Cruzes economiza R$ 1,3 milhão com mercado livre de energia; redução é de 18%
Operação da Prefeitura com Polícias Civil e Militar fecha três estabelecimentos de peças de veículos
Três procurados são detidos pela GCM após identificação pelo Smart Mogi
Visita à Câmara Municipal conclui programação de visitas dos Conselhos Mirins da rede municipal de ensino
Mercadão inicia programação de Natal neste fim de semana com música ao vivo e cupons para sorteios