Alunos do Crescer e do Fundo Social abrem exposição “Olhares Distintos” na Câmara nesta segunda, 3
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho


                            
                            Terá início nesta segunda-feira (03/11), às 18h, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, a Exposição “Olhares Distintos”, com trabalhos dos alunos dos cursos de Fotografia de Eventos, Produtos e Books e Iniciação à Fotografia Digital.
A mostra foi produzida após a passagem dos alunos pelo Polo de Cursos do Fundo Social da Vila Brasileira e Crescer Centro.
Organizada pelo professor e fotógrafo Anderson Prado, q mostra chega ao Legislativo a convite do vereador Edson Santos, que acompanhou a formatura dos alunos do Fundo Social e a estreia da exposição no local. A visitação é gratuita e segue até o próximo dia 17 de novembro, com entrada franca.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, lembra que as exposições dos alunos já entram no portifólio de trabalho dos formandos. "A iniciativa é uma forma de incentivo para que os participantes coloquem em prática tudo o que aprenderam durante as capacitações".
O objetivo é apresentar um recorte artístico dos aprendizados adquiridos ao longo das aulas, divulgando os trabalhos dos alunos. Ao todo são 79 fotografias, produzidas pelos participantes dos cursos da área de Fotografia do Fundo Social e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ampliadas no formato A3, em cores e preto e branco, com moldura em paspatur preto. As imagens retratam paisagens naturais, ensaios realizados no Parque Centenário e na Vila Helio, além de produções em estúdio fotográfico, revelando diferentes olhares e técnicas desenvolvidas ao longo das aulas.
Cada imagem traduz o olhar único de seu autor, refletindo os conhecimentos técnicos e estéticos aprendidos em sala de aula, como abertura de diafragma, velocidade do obturador, ISO, profundidade de campo, enquadramento e composição de cores. “Mais do que aprender a fotografar, os alunos aprenderam a enxergar o mundo de outra forma. Cada foto é um reflexo de sensibilidade, técnica e emoção, e é isso que queremos transmitir com esta exposição”, destaca o professor e fotógrafo Anderson Prado.
Para a presidente do Fundo Social, Maira Cusatis, a mostrar é um marco de transformação pessoal e social. “A fotografia tem o poder de revelar não apenas o que está diante da lente, mas também o olhar e a história de quem está por trás dela. Cada imagem exposta carrega emoção, aprendizado e a certeza de que a arte é um caminho de novas oportunidades”, afirma.
Após o período na Câmara, a exposição seguirá para outros pontos da cidade, proporcionando oportunidade para o público conhecer o talento dos formandos e apreciar diferentes perspectivas sobre o mesmo cenário, em um convite a enxergar o mundo sob olhares distintos.
                                        Rua Mais Feliz atende mais de 46 mil pessoas em três meses
                                        GCM de Mogi prende três suspeitos por tráfico de drogas
                                        Prazo para inscrições para o Conselho Municipal de Mobilidade é prorrogado
                                        Mostra das Escolas de Tempo Integral da rede municipal de ensino acontece até quarta-feira (05/11)
                                        Alunos do Crescer e do Fundo Social abrem exposição “Olhares Distintos” na Câmara nesta segunda, 3