Mostra das Escolas de Tempo Integral da rede municipal de ensino acontece até quarta-feira (05/11)
Secretaria de Educação
A ação, que está em sua quarta edição, tem como objetivo apresentar os projetos desenvolvidos ao longo do ano nas escolas municipais participantes do programa



                            
                            
                            
A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), iniciou nesta segunda-feira (03/11), no auditório do Cemforpe, a IV Mostra das Escolas de Tempo Integral (ETIs). A ação acontece até quarta-feira (05/11) e tem como objetivo apresentar os projetos desenvolvidos ao longo do ano nas escolas municipais participantes do programa. O primeiro dia contou com apresentações de dança e teatro. 
Os três dias de apresentações envolverão cerca de 2.300 alunos da rede municipal. "A Mostra representa o resultado de um trabalho coletivo que acontece ao longo de todo o ano nas escolas de tempo integral. Cada apresentação traz o empenho de professores e alunos nas oficinas do programa e o compromisso em promover o desenvolvimento integral de nossos estudantes", destacou a secretária municipal de Educação, Darly Carvalho.
Pela manhã, os alunos do 5º ano do CEMPRE Prof. Sérgio Moretti, de Jundiapeba, apresentaram um espetáculo de dança com temática de jogos clássicos. As crianças interpretaram personagens de Super Mario, Pokémon e Mortal Kombat. "Foi incrível! A gente ensaiou bastante com o professor e deu tudo certo", contou Manuella Botelho Salles da Silva, de 11 anos. "Eu estava nervoso, mas foi uma experiência muito legal. Ensaiamos muito e valeu a pena", completou o colega Enzo do Prado Silva, da mesma idade.
As apresentações seguiram com os alunos da EM Prof. Mário Portes, também de Jundiapeba, que interpretaram um teatro sobre diversidade e um espetáculo de dança inspirado no Festival Folclórico de Parintins, festa popular do Amazonas. "Foi muito gratificante treinar esses alunos. O desempenho deles foi maravilhoso. Para muitos foi a primeira vez em um palco, é algo que vão levar para o resto da vida", destacou a professora Mônica Maria de Freitas.
No período da tarde, a EM Profª Etelvina Cáfaro Salustiano (Conjunto Jefferson da Silva), EM Prof. Adolfo Martini (Vila Industrial) e o CEMPRE Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia) apresentaram espetáculos de dança com coreografias desenvolvidas nas oficinas do programa.
No foyer do auditório, o público também pôde conferir a Mostra de Fotografias das ETIs, com o tema "Abstracionismo", que convidou os alunos a explorarem a criatividade e a interpretação estética. Além disso, estão em exibição pinturas e desenhos produzidos nas oficinas de Artes Visuais, estimulando o olhar artístico e crítico dos estudantes.
A IV Mostra das Escolas de Tempo Integral segue até esta quarta (05/11), com apresentações de mais nove escolas municipais e a exibição do projeto Ecoviver, iniciativa que promove atividades voltadas à educação ambiental nas ETIs. "Esse evento é o resultado de um processo formativo que valoriza a autonomia e o protagonismo dos estudantes. As oficinas ampliam as possibilidades de aprendizagem e tornam o tempo integral uma experiência completa", disse Mônica Senziali, técnica pedagógica responsável pelo programa no Deped.
                                        Rua Mais Feliz atende mais de 46 mil pessoas em três meses
                                        GCM de Mogi prende três suspeitos por tráfico de drogas
                                        Prazo para inscrições para o Conselho Municipal de Mobilidade é prorrogado
                                        Mostra das Escolas de Tempo Integral da rede municipal de ensino acontece até quarta-feira (05/11)
                                        Alunos do Crescer e do Fundo Social abrem exposição “Olhares Distintos” na Câmara nesta segunda, 3