Assembleia geral discute a criação do Fórum de Educação Permanente em Mogi das Cruzes
Secretaria de Educação
O encontro definiu os próximos passos para a instituição do colegiado no município


O Auditório Tuffy Elias Andere, na Câmara Municipal, recebeu a assembleia geral para debater a construção do Fórum de Educação Permanente de Mogi das Cruzes. Promovido pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e pela Comissão de Educação da Câmara Municipal, o evento, realizado na última terça-feira (03/12), definiu os próximos passos para a instituição do colegiado no município. O encontro reuniu representantes da Secretaria de Educação, da sociedade civil e de fóruns estaduais e municipais.
O Fórum de Educação Permanente terá a missão de acompanhar, avaliar e fiscalizar o Plano Municipal de Educação (PME), além de ampliar a participação da sociedade civil nas discussões sobre a educação no município. Durante o encontro, a secretária adjunta de Educação, Mariane Prestes, destacou a importância do novo colegiado e os avanços no planejamento educacional da cidade. “Com a mudança de dois para dez anos de vigência do PME, alinhada ao plano nacional, e a criação deste fórum, acredito que teremos ainda mais avanços e contribuições para a educação de Mogi das Cruzes”, disse.
Com a decisão de instituir o Fórum de Educação Permanente, definida na assembleia, os próximos passos envolvem a formação de um grupo de trabalho para elaborar o regimento interno do fórum, definir sua composição e estabelecer as diretrizes para seu funcionamento. A expectativa é que, com a participação ativa de todos os setores envolvidos, o fórum se transforme em um espaço de debate e construção coletiva de políticas públicas para a educação municipal.
Durante o evento, também foram discutidos desafios, como o engajamento da sociedade nas decisões educacionais, além do compartilhamento de experiências e vivências no setor. O Fórum Estadual de Educação se comprometeu a apoiar a composição do colegiado local, contribuindo com minutas de leis e regimentos para sua implementação.
"A criação do Fórum de Educação Permanente representa um marco histórico para a educação em Mogi das Cruzes e a união de todos os setores envolvidos, desde a sociedade civil até o poder público, demonstra o nosso compromisso em construir uma educação de qualidade para todos. O Fórum será o espaço ideal para que possamos trabalhar juntos em busca de soluções para os desafios que enfrentamos", comemorou a professora Agatha Vicente dos Santos, presidente do CME.
A assembleia contou com a presença de nomes importantes para a educação local e estadual, como a vereadora Inês Paz, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal; o professor Leandro Oliveira, coordenador do Fórum Estadual de Educação; e Marco Aurélio Maida, coordenador do Fórum Municipal de Educação de Suzano. Representando a sociedade civil, participaram Arianna Praes, articuladora de fóruns, além de outros convidados.

1ª Gincana Poliesportiva 60+ reúne mais de 500 pessoas

Prefeita Mara Bertaiolli homenageia escolas municipais premiadas pelo Programa Alfabetiza Juntos SP

Festival de Inverno de Mogi das Cruzes encerra programação com concerto sinfônico na sexta, 1

Serviços oferecidos à população durante a Rua Mais Feliz no Parque da Cidade beneficiam milhares de pessoas

Ação de conscientização atende 300 motociclistas e marca a Semana de Prevenção a Sinistros