Assistência Social promove neste domingo evento de combate ao trabalho infantil no Parque Centenário

Secretaria de Assistência Social

Atividade será das 10h às 13h, numa parceria entre o Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz e o PETI

22 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio dos programas Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizará neste domingo (26/10) uma ação especial no Parque Centenário, em alusão ao Mês da Criança. O evento tem como tema “Infância é tempo de brincar e sonhar - Mogi diz não ao trabalho infantil” e vai se estender das 10h às 13h.  

A atividade tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância dos vínculos familiares e comunitários, das atividades artísticas, culturais e do brincar livre, como potentes ferramentas para o desenvolvimento protetivo, saudável e feliz das crianças. A iniciativa busca ainda promover a conscientização e o engajamento social em prol da garantia dos direitos e da proteção integral das infâncias e adolescências.

Durante o evento, a rede socioassistencial contará com apresentações artísticas de crianças e adolescentes, usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvidos em parceria entre a Secretaria de Assistência Social e as Organizações da Sociedade Civil parceiras. 

O PETI realizará uma dinâmica interativa de “Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil”, trazendo informações e reflexões sobre a importância de reconhecer e enfrentar as violações de direitos de crianças e adolescentes — muitas vezes naturalizadas por meio de jargões populares ou informações enganosas. A proposta é estimular o olhar crítico e o compromisso coletivo para o fim do trabalho infantil, à luz dos dados e impactos reais sobre o desenvolvimento infantil.

O evento contará ainda com a apresentação do Serviço Especializado de Abordagem Social, contação de histórias e atividades lúdicas e interativas voltadas à Primeira Infância e suas famílias. Os frequentadores do parque e interessados poderão acompanhar e participar gratuitamente de toda a programação.