Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal








A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou, nesta quinta-feira (8/5), a apresentação das principais ações realizadas nos primeiros 100 dias da gestão. A prestação de contas aconteceu no Prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes e mostrou avanços nas áreas de educação ambiental, proteção animal, gestão de resíduos, poda, arborização e licenciamento ambiental. O evento também projetou avanços, como a retomada do Projeto Município Verde Azul, ações do Junho Eco Sustentável e parceria para Mogi das Cruzes se tornar uma cidade “lixo zero”, além da reestruturação do Departamento de Licenciamento e Fiscalização.
A prefeita Mara Bertaiolli participou do evento e destacou as conquistas no setor: “Foram 100 dias de muito trabalho, muita dedicação e entregas. Esta semana, por exemplo, anunciamos um investimento de R$ 260 milhões em saneamento básico, o maior investimento da história de Mogi das Cruzes no setor. É mais saúde, dignidade para as famílias e principalmente mais respeito ao meio ambiente. E teremos muitas outras ações na área ambiental, que é uma prioridade da nossa gestão”, disse Mara, que saudou a presença do bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, vereadores, lideranças, tutores e associações presentes no evento.
A secretária Patricia Cesare conduziu a apresentação e detalhou, com o auxílio dos técnicos da pasta, as atribuições da secretaria, que incluem proteção animal, licenciamento e fiscalização ambiental, gestão de resíduos, educação ambiental, biodiversidade, gestão de parques, clima, além de arborização urbana. Patricia também destacou as ações de sustentabilidade em grandes eventos de Mogi das Cruzes, como na Festa do Divino, Akimatsuri e Furusato Matsuri.
Um das principais ações dos 100 primeiros dias foi a criação do “Seu Amigo Pet”, que inclui mutirão de castração para tutores inscritos no CadÚnico, feira de adoção, tenda de hidratação, ponto de arrecadação de tampinhas para o Fundo Social e local para doação de ração. Duas ações já foram realizadas, com mais de 700 animais castrados, e a terceira edição acontecerá em Jundiapeba, no dia 22 de maio.
Ainda na área de proteção animal, foi realizada o recadastramento de protetoras de animais, ONGs e voluntários. As feiras de adoção responsável também foram ampliadas, assim como a criação do Banco de Ração do Município, que realiza a arrecadação de ração e itens para pets, destinados a famílias cuidadoras em situação de vulnerabilidade, protetores independentes e organizações sociais cadastradas.
Na área de gestão de resíduos, foram apresentados números dos 100 primeiros dias de gestão. Foram enviados para reciclagem ou reúso um total de 1,4 mil toneladas de materiais, sendo 103 toneladas de plástico, 139,2 toneladas de metais, 243,5 toneladas de papel e papelão, 98,3 toneladas de vidro e 56,6 toneladas de pneus. Outros itens enviados para reciclagem ou reúso foram óleo de cozinha (1,9 tonelada), isopor (4,4 toneladas), madeira (727 toneladas) e gesso (52 toneladas).
Licenciamento
Uma novidade apresentada durante a apresentação será a reestruturação do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, com o objetivo de zerar pendências de processos e promover a publicação de licenças e autorizações. Durante os 100 primeiros dias de gestão, os resultados já foram positivos, com 105 novos processos recebidos, 205 processos tramitados (71 concluídos), implantação do Sistema de Informações Geográficas (SIG) e integração inicial com o sistema de autorizações do IBAMA.
Na arborização, houve reforço no trabalho de podas de árvores e parceria com a EDP para a poda em áreas com contato com a fiação elétrica, por meio do Dia D da Poda. Foram realizados mutirões nos bairros, com mais de 450 árvores podadas e 63 podas de emergência, com mais segurança nas ruas e menos risco de acidentes.
O Parque Centenário recebeu mutirão de serviços no início do ano, com recuperação e revitalização completa do equipamento após as fortes chuvas de verão. O parque agora fecha todas as segundas-feiras, para garantir uma manutenção contínua no dia de menor movimento e proporcionar um espaço sempre bem cuidado para receber a população.
A secretaria também retomou as visitas monitoradas ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, além do lançamento do projeto Brotos de Mogi (com 78 árvores plantadas) e Plante Água (100 árvores doadas).
O Conselho Mogiano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMOMA) realiza atualmente seu processo eleitoral. A plenária que definirá os eleitos acontecerá no dia 22 de maio deste ano e as atualizações do pleito são informadas no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Novidades
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal também anunciou novidades para o futuro, como a criação do Espaço de Trocas Solidárias - Eco Loja, o projeto Voa Passarinho, o Plano Municipal de Arborização Urbana e a reforma da ponte da Ilha Marabá. Também será retomado o Programa Município Verde e Azul, assim como estão sendo programas ações do Junho Eco Sustentável.
A secretaria também articula uma parceria com o Instituto Lixo Zero e a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que está diretamente relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e prevê uso racional e reúso do papel, uso racional da água, uso racional da energia elétrica e eficiência energética, gestão de resíduos sólidos.
Participaram do evento os vereadores Marcos Furlan, Juliano Botelho, Fernanda Moreno, Vitor Emori, Johnross Jones Lima, Priscila Yamagami e Mauro de Assis Margarido, o Maurinho Despachante, secretários municipais, além do diretor regional da Cetesb, José Rodolfo Ferraz, e do advogado Caio Vano, da OAB de Mogi das Cruzes, bem como representantes de entidades e organizações ambientais.

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social