Banco de Leite Humano comemora 10 anos com agradecimento às voluntárias

Secretaria de Saúde

07 de junho de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes comemora 10 anos de fundação nesta quarta-feira, dia 7 de junho, com a marca de 1.581 litros de leite coletados e 431 doadoras responsáveis pelo total de 1.145 coletas. As doações foram encaminhadas para 1.910 receptores, que são recém-nascidos prematuros da Santa Casa de Misericórdia. 

O Banco de Leite de Mogi das Cruzes funciona no Novo Pró-Mulher, junto à futura Maternidade Municipal, em Braz Cubas. Em 10 anos de atividades, também realizou diversos atendimentos em grupo ou individuais, visitas domiciliares, coletas para exames laboratoriais, entre outros procedimentos de incentivo ao aleitamento materno e à doação de leite humano.

“O Banco de Leite é uma das principais ações voltadas para a redução da mortalidade infantil no município e também um importante serviço de orientação às mães de recém-nascidos, com apoio integral para incentivar o aleitamento”, explica a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Débora Cunha, que atuou na unidade e conduziu a comemoração pelos 10 anos de fundação.

O Banco de Leite de Mogi das Cruzes foi inaugurado em 7 junho de 2003 como resultado de uma parceria firmada com o Rotary Internacional, por meio do Rotary Club Mogi das Cruzes Leste, que na época doou recursos para a compra dos equipamentos. Doadoras do Banco de Leite, colaboradoras e autoridades receberam diplomas de agradecimento pelas contribuições realizadas na última década. 

O leite materno é o melhor alimento para a saúde e o bem-estar dos recém-nascidos porque previne doenças, reduz a mortalidade infantil e garante diversos benefícios para mãe e bebês.  O leite é a primeira alimentação humana, fonte de nutrientes para funções biológicas, considerado o melhor alimento por sua importância na proteção imunológica contra doenças infecciosas, adequação nutricional e desenvolvimento afetivo e psicológico. É indicado como alimento exclusivo nos seis primeiros meses de vida. 

O Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes funciona no prédio do Novo Pró-Mulher, que fica na rua Francisco Affonso de Melo, 550, em, Braz Cubas. Os telefones são 4798-7343 e 4798-7344.