Crianças participam de processo de escuta no Conjunto Bezerra de Mello, em Jundiapeba

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

07 de junho de 2023

A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica realizou no sábado (3/6) um processo de escuta com as crianças no Conjunto Habitacional Bezerra de Mello, em Jundiapeba. O local recebeu, em abril deste ano, o 2º Espaço de Brincar, como parte do Programa Viva Seu Bairro, realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG), pelo Participa Mogi.

O processo de escuta com as crianças ocorreu para entender o que elas gostariam de ter no espaço comum do conjunto. Pela manhã, os funcionários da secretaria realizaram brincadeiras com as crianças na quadra 600 e, à tarde, na quadra 701. No total, participaram da atividade 50 crianças de 2 a 14 anos, que foram separadas por faixa etária.

Elas foram ouvidas sobre a definição de onde gostariam que houvesse espaços de brincar, quais tipos de brinquedos, além das áreas para plantio e pintura.

O secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, destacou a importância do processo participativo da comunidade. “A participação popular é um dos pilares da gestão Caio Cunha e os Espaços de Brincar são demonstrações práticas de como essa forma de governar funciona. Ouvimos a população, procuramos entender suas demandas e executamos as ações práticas sempre de forma democrática”.

O Programa Viva seu Bairro - Jundiapeba concentra diversos projetos da gestão para o bairro, como a construção da Escola Viva, construção da Praça da Cidadania, obra do esgotamento sanitário de Nova Jundiapeba, entre outros. As ações são focadas sempre na melhoria da qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento do bairro.

As ações direcionadas às crianças são resultado da parceria com a Fundação Bernard Van Leer, instituição holandesa responsável pela Urban95, iniciativa internacional que, no Brasil, reúne 23 municípios com ações focadas na Primeira Infância. Mogi das Cruzes faz parte do projeto desde julho de 2021, o que tem favorecido conexões com outras cidades, formações em diversas áreas e apoio institucional para novas oportunidades e desenvolvimento. Em Jundiapeba, o trabalho conta com o apoio do Instituto Ikone Global.