Curso gratuito de Elétrica e Iluminação Cênica está com inscrições abertas

Fundo Social

Projeto 100% gratuito oferece capacitação para jovens de 18 anos a 24 anos moradores de Mogi, com foco no setor cultural e técnico; ação conta com o apoio do Fundo Social

13 de maio de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Núcleo Futuro Brilhante de Elétrica e Iluminação Cênica está com inscrições abertas para o curso gratuito voltado à formação de 50 jovens de baixa renda de Mogi das Cruzes. A iniciativa é patrocinada pela Niterra do Brasil, com apoio institucional do Fundo Social de Mogi das Cruzes, e realizada pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura e Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O projeto implantará um laboratório especializado, onde os alunos terão acesso a aulas práticas e teóricas sobre elétrica básica e iluminação cênica. A iniciativa visa qualificar profissionais para atuar em teatros, shows, auditórios e estruturas culturais, fortalecendo a economia criativa local.

As inscrições estarão abertas até o próximo dia 28 de maio pelo https://nucleofuturobrilhante.com.br/mogidascruzes/, com entrevistas em 2 de junho e divulgação da lista de selecionados no dia seguinte (03/06). As aulas começarão a partir de 9 de junho, na Rua Dom Antônio Cândido Alvarenga, 108, no Centro. 

Os inscritos serão divididos em 2 turmas de 25 alunos cada, com aulas às segundas e quintas-feiras, das 18h às 20h, e das 20h às 22h. O curso tem carga horária de 196 horas e abordará temas como circuitos elétricos, normas de segurança, instalações elétricas e projetos de iluminação cênica. 

As instalações contam com estrutura completa para as aulas práticas e incluem equipamentos como alicate de corte e descascamento, alicate amperímetro, pinça amperimétrica, chaves de fenda e philips, alicate de crimpar, fios e cabos elétricos (diversos tipos e bitolas), tomadas e interruptores, caixa de passagem e conduletes, disjuntores e dispositivos de proteção, lâmpadas e luminárias, resistores e LEDs.

Como parte da formação, os participantes criarão mapas de iluminação que serão expostos ao público por 30 dias, em local a ser definido.

Mais informações também podem ser obtidas no link: https://nucleofuturobrilhante.com.br/mogidascruzes/