EM Coronel Almeida comemora aniversário de 129 anos com exposição aberta à comunidade
Secretaria de Educação
Ao longo do dia, os visitantes puderam conhecer trabalhos que resgataram a trajetória da escola e destacaram sua relevância para a cidade












A Escola Municipal Coronel Almeida, no Centro, completa neste sábado (06/09) 129 anos de fundação. Para marcar a data, a unidade, um dos principais patrimônios históricos de Mogi das Cruzes, abriu as portas à comunidade nesta sexta-feira (05/09) com uma exposição preparada pelos próprios alunos. Ao longo do dia, os visitantes puderam conhecer trabalhos que resgataram a trajetória da escola e destacaram sua relevância para a cidade.
A secretária de Educação, Darly Carvalho, parabenizou a escola. "A EM Coronel Almeida tem um papel fundamental na história da educação de Mogi das Cruzes. Parabenizamos toda a comunidade escolar pelos 129 anos de dedicação e compromisso com o ensino público de qualidade", disse.
A mostra aconteceu em dois períodos. Nos corredores e salas, o público encontrou maquetes, jornais e outros projetos produzidos pelas turmas, que resgataram fatos marcantes da unidade e reforçaram sua identidade como patrimônio educacional e cultural do município.
Para a diretora Nathalia Aspásio Sartori, o aniversário da escola resgata memórias. "É uma honra saber que tantos nomes importantes, como prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis e o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, estudaram aqui e, ao mesmo tempo, despertar nos nossos alunos o sonho de serem o que quiserem no futuro. O trabalho feito junto às famílias reforça esse sentimento de pertencimento e identidade", destacou.
Para Helloysa Beatriz Gomes Ushiroji, de 10 anos, apresentar os trabalhos foi uma experiência especial. "Eu achei muito legal, foi a primeira vez que participei. Fiz a maquete da quadra e gostei bastante", contou. "Eu fiz o CEDIC, que é a biblioteca. Outros fizeram a escola inteira, as salas de aula... Minha mãe e meu pai ajudaram", disse o estudante Guilherme Sartori, de 9 anos.
Os professores também celebraram a dedicação dos estudantes. A professora Ondina Dias Neto destacou a participação das crianças na preparação. "Eles pesquisaram a história da escola, fizeram maquetes com ajuda dos pais e ficaram ansiosos para apresentar. Foi além do esperado, ficou muito bacana. E ver os pais junto nesse processo faz toda a diferença", declarou
Pais e responsáveis também participaram das comemorações. André Luiz Evaristo, pai de Matheus Evaristo, de 9 anos, contou como foi participar da preparação. "É um prazer muito grande acompanhar meu filho nesse momento. A escola tem um histórico riquíssimo e os professores são muito atenciosos", relatou.
Fundada em 1896, a unidade foi o primeiro Grupo Escolar de Mogi das Cruzes. O prédio histórico é tombado pelo CONDEPHAAT desde 2002 e passou por restauração concluída em 2011. No ano seguinte, foi municipalizado e se consolidou como um espaço de referência para a educação da cidade. Atualmente, a EM Coronel Almeida atende 646 alunos, sendo 374 do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 272 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) — único polo da rede municipal.

DEAC da Guarda Civil Municipal prende acusado de furtar mulher na região central de Braz Cubas

Prefeita Mara Bertaiolli dá início à construção do CEMPRE Biritiba Ussu neste sábado (06/09)

Inscrições para aulas de tiro com arco são abertas na próxima segunda-feira, dia 15

Manutenção em rede da Sabesp afeta abastecimento de água nos bairros do distrito de Braz Cubas

Em parceria com a Prefeitura de Mogi, Sebrae Móvel oferece atendimento gratuito para empreendedores